22 DE OUTUBRO DE 2024
Detalhes sobre número de viaturas em operação e medidas para melhorar o atendimento no período noturno são solicitados na propositura
Vereador Trevisan Jr. (PL)
Informações ao Chefe do Executivo e ao Comandante da Guarda Civil Municipal sobre a indisponibilidade de viaturas para atendimento de ocorrências, especialmente no período noturno, são solicitadas no requerimento 1069/2024, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. Os vereadores aprovaram a exigência da 63ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (21).
O vereador relata, no texto do requerimento, que seu gabinete solicitou no dia 15 de outubro, por volta das 17h49, atendimento para uma ocorrência de furto a transeunte no estacionamento de um supermercado. Durante o contato com a corporação, foi informado que não havia viaturas disponíveis para o atendimento, fato que, segundo o vereador, não ocorreu pela primeira vez.
Trevisan Jr. ressalta que a falta de viaturas pode comprometer a eficiência no atendimento de ocorrências, afetando a integridade física e patrimonial dos municípios e prejudicando a confiança da população nos serviços de segurança prestados pela corporação.
No requerimento, são solicitadas informações sobre as razões da falta de viaturas; o número de veículos em operação; possíveis problemas logísticos, como falta de combustível ou manutenção adicional; e a existência de um plano para modificação ou ampliação da frota.
Além disso, o vereador quer saber se há carência de eficácia na Guarda Municipal; o que poderia estar contribuindo para a falta de patrulhamento, e que medidas estão sendo adotadas para garantir a qualidade e rapidez dos serviços de segurança pública, de modo a evitar situações semelhantes no futuro.