PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2024

Centro Educacional receberá nome de Antonio Carlos de Mendes Thame


Propositura de iniciativa do vereador Anilton Rissato foi aprovada na 74ª Reunião Ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Anilton Rissato é autor da propositura aprovada






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, nesta segunda-feira (2), durante a 74ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 173/2024, que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame com a denominação do Centro de Formação Educacional localizado no endereço que abrigou a Pinacoteca Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, no Centro). A proposta foi apresentada pelo vereador Anilton Rissato (PP).

Piracicabano nascido em 13 de junho de 1946, Thame formou-se em engenharia agronômica pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. Também foi mestre em economia rural pela Esalq e professor licenciado do Departamento de Economia da mesma instituição. Apresentou o programa "Viver Sustentável", da Rede Vida.

Na vida pública, destacou-se como prefeito de Piracicaba (1993-1996) e secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras durante os governos Mário Covas e Geraldo Alckmin (1999-2002). Foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e teve uma longa carreira no Congresso Nacional, sendo eleito deputado federal em diversas legislaturas. Fundador do PSDB, migrou para o Partido Verde (PV) em 2016.

Durante a votação do projeto, vereadores destacaram a relevância do homenageado, que faleceu aos 75 anos, em 28 de abril de 2022, e era casado com a ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Ferruzzi Thame.

Paulo Campos (Podemos) afirmou que Mendes Thame era um "exímio professor e muito trabalhador", enquanto Pedro Kawai (PSDB) ressaltou que ele foi "um dos maiores nomes da política nacional" e um representante importante de Piracicaba em Brasília.

Já Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", enfatizou que Mendes Thame "trouxe vários feitos para a cidade, para o Estado e para o país" e que a homenagem é "mais do que merecida".



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Parlamentar Anilton Rissato

Notícias relacionadas