PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

12 DE SETEMBRO DE 2023

Requerimento quer informações sobre jardim botânico no Santa Rita


Propositura de autoria de Laércio Trevisan Jr. foi aprovada na 49ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Laércio Trevisan Jr. em discurso na tribuna da 49ª Reunião Ordinária



A busca por informações sobre a criação e implantação do jardim botânico no bairro Santa Rita motivou o requerimento 773/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovado na noite desta segunda-feira (11). 

Inicialmente, o parlamentar pergunta ao Executivo “qual é a finalidade e objetivo por trás da implantação de um jardim botânico no bairro Santa Rita em Piracicaba?” e, na sequência, questiona como se deu o processo de consulta e envolvimento da comunidade local na decisão de implantar o espaço. 

Ele ainda pergunta sobre a existência de estudos ou pesquisas de opinião que embasaram essa decisão e, igualmente, se há estudos relacionados a eventuais impactos no tráfego de veículos, estacionamento e segurança dos moradores do bairro. 

“Quais medidas serão tomadas para garantir a preservação do caráter residencial do bairro Santa Rita, considerando a implantação de um jardim botânico? Existem planos de controle de ruído, iluminação adequada e horários de funcionamento que não interfiram na qualidade de vida dos moradores locais?”, pergunta Trevisan Jr. por meio do requerimento.  

A propositura também indaga como se dará a gestão dos resíduos e controle de pragas no jardim botânico, se existem “estratégias sustentáveis e amigas do meio ambiente como compostagem e uso de produtos orgânicos” e, também, como se dará a seleção das plantas e espécies cultivadas e quais serão as medidas adotadas para garantir a conservação das mesmas. 

O vereador também questiona se existem planos voltados à integração dos moradores do bairro às atividades e espaços do jardim botânico, à participação na gestão e tomada de decisões no espaço e se há a previsão de ofertas de programas e atividades educativas.

Laércio Trevisan Jr. ainda busca informações sobre como se dará o financiamento do jardim botânico, sobre a estimativa de custo para a sua implantação e manutenção, sobre o tamanho, infraestrutura do espaço e prazos para o seu funcionamento, sobre a existência de parcerias e apoios de órgãos e entidades públicas e privadas e, também, sobre os critérios para a contratação e seleção dos profissionais que irão lá trabalhar.

O requerimento, ao todo, traz 24 questões. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas