PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2019

Requerimento pede relação de emendas aprovadas e não liberadas


Os vereadores querem saber a destinação de recursos de emendas aprovadas em 2018, indicadas por deputados a Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento da Câmara cobra transparência da Prefeitura em recursos






Na 9ª reunião ordinária desta quinta-feira (7), por unanimidade, o plenário acatou a sugestão do teor do requerimento 180/2019 inicialmente assinada pelo vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) que fez o convite para que os demais parlamentares assinassem a propositura, no sentido de que o Executivo responda sobre a quantidade de emendas parlamentares aprovadas para Piracicaba, no ano de 2018, quais deputados, valor e destino dos recursos, além de informar se todas estão disponibilizadas e o que deve ser feito para sua liberação. 
 
O requerimento foi aprovado pela maioria do plenário, que também aprovou as demais 14 proposituras que constaram da Pauta da Ordem do Dia – quatro moções e quatro requerimentos em Discussão Única e seis projetos de lei em Segunda Discussão. 
 
Em regime de urgência, o plenário aprovou a moção de repúdio 36/2019, de autoria do vereador Matheus Erler (PTB), em decorrência da apresentaçao da Escola de Samba Gaviões da Fiel, em São Paulo, com relação ao enredo, que confrontou a fé de milhões de pessoas, na simulação de embate entre o Diabo e Santo Antão, em alusão ao Cristo Jesus. Diversos paralamentares se revezaram na tribuna da Câmara para registrar o seu descontentamento com a performace dos foliões. 
 
Um dia após o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2019, na Quarta-feira de Cinzas, a Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu, nesta quinta-feira (7), durante a 9ª reunião ordinária, o padre Kleber Danelon e o padre Sebastião, que por mais de 30 minutos falaram das ações da Igreja Católica para estimular o debate sobre políticas públicas no País.
 
A suspensão do Expediente foi aprovada a partir do requerimento 130/2019, de autoria do presidente da Mesa Diretora, Gilmar Rotta (MDB). Diversos parlamentares parabenizaram as explanações dos religiosos, seguido por manifestações de diversos vereadores em aprovação na atitude de Gilmar Rotta, na promoção do evento de reflexão. 
 
Inspirado no Livro de Isaías, capítulo 1, versículo 27, “serás libertado pelo direito e pela justiça”, o texto-base da Campanha, divulgado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) destaca que refletir sobre políticas públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e como aprimorar a sua fiscalização.
 
No expediente da reunião ordinária, o uso da tribuna popular foi requerido por Sérgio Spenassatto – que falou sobre Piracicaba e a Cultura Popular – e José Edvaldo Brito – o qual discorreu sobre carências e demandas dos bairros Frederico e Bosques do Lenheiro.
 
Os vereadores Lair Braga (SD), Trevisan Jr. (PR), Nancy Thame (PSDB) e  Ronaldo Moschini (PPS) ocuparam a tribuna da Câmara, por cinco minutos regimentais, na condição de líderes partidários, para assuntos diversos em prol de serviços encaminhados em nome da população. 
 
O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PPS), das 19h15 às 19h30, foi entrevistado no Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, com transmissão ao vivo, em conversa com o jornalista Martim Vieira, ao discorrer sobre problemas de envolvem o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), no tocante às tarifas e outras gestões públicas da autarquia. 
 
Os trabalhos legislativos são transmitidos pela TV Câmara, nos canais 8 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em sinal digital. Também podem ser acompanhados nas redes sociais, Facebook e YouTube, e no www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde também é possível acessar a Rádio Web. A partir das 20h, a reunião é transmitida na Rádio Educativa FM.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas