PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE FEVEREIRO DE 2019

Requerimento pede CPI para apurar irregularidades no Semae


Propositura dará entrada na quinta (7) e será votada em plenário na segunda (11).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores no plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira



O plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba deve apreciar, no próximo dia 11, requerimento protocolado nesta terça-feira (5) em que vereadores de vários partidos solicitam a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). O requerimento dará entrada na 2ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (7), integrando a pauta da Ordem do Dia da 3ª sessão do ano.

Segundo o diretor de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio, se o requerimento for aprovado pela maioria absoluta dos vereadores, inicia-se o trâmite previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara.

No requerimento, os vereadores signatários afirmam que o fornecimento de água é considerado um serviço essencial, por atender "necessidades inadiáveis da população". "A administração pública deve adotar medidas que garantam o fornecimento e a manutenção do serviço", relatam Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), Ary Pedroso Jr. (SD), Adriana Cristina Sgrineiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Dirceu Alves da Silva (SD), Laércio Trevisan Jr. (PR), Lair Braga (SD), Matheus Erler (PTB), Paulo Serra (PPS), Paulo Campos (PSD), Ronaldo Moschini (PPS) e Wagner de Oliveira, o Wagnão (PHS).

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), disse que a Casa inicia seu ano legislativo dando o tom do trabalho proposto pela nova Mesa Diretora, de abertura à população e de apoio ao trabalho dos parlamentares. Ele destaca que, com o pedido de CPI, são três as iniciativas do Legislativo para buscar esgotar as discussões sobre os problemas do Semae.

Também nesta quinta-feira, quando o requerimento da CPI dará entrada, está prevista a participação do presidente da autarquia, José Rubens Françoso, por 30 minutos durante o expediente da reunião ordinária. Já no dia 20, às 19h30, acontece audiência pública para discutir problemas e a formulação das tarifas, com a participação de técnicos e da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). "Este é o nosso papel: ser a caixa de ressonância da sociedade em suas discussões mais significativas", finalizou Gilmar Rotta.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Legislativo

Notícias relacionadas