PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE ABRIL DE 2019

Representante comercial destaca proposta para diminuir filas na saúde


Edvaldo Brito destacou proposta de vereador Paulo Serrra e citou caso de descuido da saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Representante comercial ocupou a tribuna durante a 21ª reunião ordinária, desta segunda-feira (22)






O representante comercial José Edvaldo Brito ocupou a Tribuna Popular durante 10 minutos, nesta segunda-feira (22), na 21ª reunião ordinária. O líder do Movimento Juntos por Piracicaba (MJP), enfatizou sobre o "caos" na saúde da cidade, as filas, exames e cirurgias eletivas. Ele também destacou o vereador Paulo Serra (PPS) por apresentar proposta para a diminuição das filas na saúde da cidade, ainda no ano passado.

Brtto retomou o caso da senhora que citou, também na tribuna, durante a 20ª reunião ordinária, da última segunda-feira (15), a moradora do bairro IAA, que está em uma cadeira de rodas e aguarda há dois anos uma cirurgia de quadril. “Infelizmente ela já começou a atrofiar, porque com cadeira de rodas ou cama a tendência é essa”, disse.

“Eu queria pedir aos médicos e a todos, que recebam essa família dessa senhora, porque amanhã ou mais ela não vai aguentar viver de tanto esperar. Ela já fez todos os exames. Eu mesmo a levei no Hospital Regional, e este por sua vez, me parece um roubo ainda” disse.

O orador pediu que a Casa se disponibilizasse para resolver o problema da mulher, visto que a mesma não conseguiu ir até a sessão devido sua imobilidade. “Só para vocês terem uma noção, tem um convênio de oftalmologia em São Paulo, o Suel, que é um hospital que atende as cidades quando não tem vagas ou não faz a cirurgia. Esse hospital está pronto para atender esse pessoal que já está há dois anos (esperando atendimento), porém não há ônibus para fazer o transporte”, contou.

A partir dessa informação, Brito apresentou o requerimento 157/2018, de autoria do vereador Paulo Serra, em que ele pedia informações do Executivo sobre o número de pacientes esperando na fila para consultas em diversas especialidades, procedimentos cirúrgicos e exames médicos.

Uma das soluções encontradas pelo vereador foi a ONG CIES Global, entidade que já possui parcerias em Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste, São Paulo e Belo Horizonte e nasceu, em 2008, da iniciativa do médico Roberto Kikawa, que desenvolveu o objetivo de levar atendimento preventivo de alta qualidade a populações carentes. “O único trabalho do prefeito era achar uma área para eles usarem, trazerem os containers e fazer um consultório para atender todos os exames. Sabe qual era o custo para a cidade? Zero! Apenas não cobra água, luz, telefone e imposto. Em um ano, ele limparia a fila que hoje leva dois anos e meio”, reforçou Britto.

Ele destacou a conduta de Serra, que segundo Brito, trabalha silencioso, mas está sempre preocupado com a população. “Esse projeto só não foi realizado, porque se ele acontecesse, quem iria se destacar seria o vereador Paulo Serra e os senhores vereadores que aprovaram, e o prefeito Barjas Negri não admitiria isso”, disse.

Para finalizar, Brito convidou os vereadores a combaterem a incompetência da Administração. “Em um orçamento de quase 2 bilhões de reais, aonde está indo esse dinheiro?”, questionou. “70% da solução da saúde está em um projeto de um vereador dessa Casa, por isso vamos gritar até o último momento”, enfatizou.

 

Leia  mais:

Serra apresenta projeto que agilizará atendimento na Saúde em 10 dias 

Paulo Serra foca ações para diminuir espera por exames

 

 



Texto:  Ana Caroline Lopes
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular Paulo Serra

Notícias relacionadas