PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE JANEIRO DE 2019

Reformado, Terminal Cecap/Eldorado atende normas de acessibilidade


Presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB) participou da inauguração na manhã deste sábado (12)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução

Reforma no Terminal Cecap/Eldorado foi inaugurada neste sábado (12)



A reforma do Terminal Cecap/Eldorado, entregue durante solenidade na manhã deste sábado (12), atende as normas de acessibilidade, entre elas iniciativas da Câmara de Vereadores de Piracicaba, como a indicação 2987/2013, do vereador Pedro Kawai (PSDB), e o projeto de lei complementar 26/2013, de André Bandeira (PSDB). 

Na iniciativa de Kawai, assinada em junho de 2013, o parlamentar relatou ao Executivo a dificuldade das pessoas que são ostomizados (as quais utilizam bolsa coletora de fezes e urinas) em espaços públicos. Na oportunidade, ele destacou a necessidade de adaptação de banheiros, que deveriam ser equipados com as duchas higiênicas. 

Já no PLC 26/2013, de agosto de 2013, o vereador André Bandeira sugeriu alterações na lei complementar 197/1997 para que os banheiros de órgãos públicos fossem equipados para atender usuários ostomizados. 

Durante a solenidade de entrega da reforma do Terminal Cecap/Eldorado, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), destacou o trabalho coletivo na conquista das melhorias para a população e enalteceu o trabalho do Legislativo em apontar as demandas esperadas pela população. “É uma luta antiga, que envolve a Prefeitura, a Câmara e, especialmente, a comunidade, principal beneficiária deste investimento”, disse. 

Inaugurado em outubro de 2000, o TCE atende cerca de 27 mil passageiros ao mês e teve mudanças na estrutura da rampa de acesso até a plataforma, assim como os vestiários (masculino e feminino) foram adequados com espaço exclusivo para deficientes físicos, sanitário familiar e outro para ostomizados. Também foram colocados pisos tátil e de alerta, comunicação visual nova, bancos e lixeiras, assim como investidos na drenagem, pintura e reparos pontuais.

O espaço passou por uma revisão hidráulica, com instalação de um reservatório de 36 mil litros, e instalações contra incêndio. A área administrativa e bilheteria do TCE teve troca de piso e pintura, além de receber um banheiro para os funcionários, assim como foi ampliado o refeitório e a sala de descanso para os motoristas. 

O vereador André Bandeira também participou da solenidade e destacou a qualidade da obra. “Estivemos acompanhando ao longo do período de intervenções no TCE e tudo foi feito com muita qualidade”, disse, ao lembrar que, com as adaptações no setor administrativo do terminal, a empresa Via Ágil, responsável pelo transporte coletivo da cidade, tem condições de contratar pessoas com deficiência. 

Já o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) lembrou que o transporte coletivo “é o futuro”, por isso enalteceu o investimento do poder público neste setor. “Eu sempre defendi a reforma de todos os terminais e melhoria constante em mobilidade, porque a cidade precisa”, disse. 

O vereador Paulo Campos (PSD) disse que a região sul da cidade, onde estão os bairros Cecap e Eldorado, está crescendo bastante. “Além do terminal, é por aqui que temos o Hospital Regional e, em breve, teremos o Hospital de Combate ao Câncer”, disse, ao elogiar a gestão municipal. 

O prefeito Barjas Negri (PSDB) elogiou a postura da Câmara, que aprovou o convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Cidade, responsável pela aprovação do programa Corredores de Ônibus. “O poder público está sempre atento com as demandas, encaminhadas pelo Legislativo, e pela comunidade através do Orçamento Participativo”, lembrou. 

Dentro do projeto de modernização e instalação de corredores, já sinalizados 31,7 Km de faixa preferencial para os ônibus e, nesta fase, o investimento está focados nos terminais. Já foram entregues os terminais do Vila Sônia e do Cecap/Eldorado, e nesta semana foi anunciado a reconstrução do Terminal do Piracicamirim (TPI). 

A Caixa Econômica Federal liberou R$ 52,8 milhões para todo o projeto, tendo recebido uma contrapartida de R$ 2,8 milhões do Município. 

A solenidade de inauguração do TCE contou com a presença de representante do vereador Pedro Kawai (PSDB), de secretários municipais, lideranças comunitárias e população que prestigiou a entrega da reforma.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes André Bandeira José Longatto Gilmar Rotta Paulo Campos

Notícias relacionadas