10 DE OUTUBRO DE 2023
Reunião presencial da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu na manhã desta terça-feira (10)
Rede de Atendimento retoma debates presenciais na defesa da mulher
Continuar no protagonismo de combate à violência contra as mulheres, tendo como foco os 21 dias de ativismo, em programação que se inicia em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e, términa em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, além de atividades a incidir em março do ano que vem, em parceria com o Sesc (instituição do Sistema Comércio).
Com estes encaminhamentos, o Grupo de Trabalho (GT), da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT), procuradora Especial da Mulher da Câmara de Piracicaba, se reuniu na manhã desta terça-feira (10), das 9h30 às 12h00, nas dependências do prédio anexo da Câmara, sala B "Walter Ferreira da Silva", mediante a presença de representantes do Poder Público, OSc (Organizações da Sociedade Civil) e demais entidades. Além da presença da vereadora Cimara Pereira (PV).
A vereadora Rai de Almeida abriu os trabalhos ressaltando o caráter da retomada das atividades da Rede de Atendimento a partir do mês de agosto, e agora de maneira presencial. Além de ponderar sobre o momento conflituoso em que o mundo está passando, onde nem sempre a voz das mulheres é considerada. "Precisamos buscar a paz, mulheres e crianças são as pessoas que mais sofrem", alertou a parlamentar.
Na sequência das atividades, a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Marcela Buoro Furlan discorreu sobre o reflexo dos números de exames, na valorização dos apontamentos direcionados à Secretaria Municipal de Saúde, visando aproximação entre as necessidades apresentadas por intermédio da Rede de Atendimento e os serviços prestados na municipalidade, com o respaldo do SUS (Sistema Único de Saúde).
Também foi considerado a característica de Piracicaba, na condição de líder de uma região que engloba mais de 24 cidades, com população superior a 1,5 milhão de pessoas, onde a mulher representa mais de 50% deste contingente e, onde mais de 60% das demandas são atendidas pelo SUS.
Marcela também discorreu sobre o planejamento familiar, métodos contraceptivos, programas de orientação a escolares, serviço de atendimento pré-natal, campanhas preventivas e outras ações a que o município se pauta em oferecer às mulheres. E, principalmente destacou a importância de notificação dos casos de violência, onde muitas vezes as pessoas se sentem com medo de registrar os fatos.
Nos encaminhamentos finais da reunião foi ressaltado a importância de Piracicaba se fortalecer na região perante os casos de aborto, que antes eram enviados para Campinas e hoje são direcionados à Ribeirão Preto. Também foi avaliado a condição da cidade contar com mais ginecologistas e, outros serviços que viabilizem a implantação de uma política voltada na defesa da mulher.
O papel da Rede de Atendimento em ações mais concretas, para colocar em prática a maturidades das discussões acumuladas desde o ano de 2018 também mereceu destaque na reunião, onde se vislumbra a participação ativa e em conjunto, de ações preventivas que possam chegar nas escolas e à socidade em geral.
Na reunião também foi destacado atividades em parceria com a Escola do Legislativo e a presença ministerial, no dia 17 de outubro, às 14h30, no salão nobre da Câmara, quando se discutirá a violência contra as mulheres.
E, concluindo os trabalhos do dia, a vereadora Rai de Almeida destacou a importância de centralizar a organização de eventos, numa agenda coletiva, para o recebimento de sugestões de ações que também possam já antecipar agendas do início do ano de vem, com foco no mês de março, no estabelecimento de parcerias e outras ações em prol da defesa das mulheres.