PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2018 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE OUTUBRO DE 2018

Psicólogo alerta sobre crescente número de suicídios


Sérgio de Oliveira Santos ocupou a tribuna da Câmara para destacar trabalho de prevenção.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O psicólogo Sérgio de Oliveira Santos ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba na noite desta quinta-feira (4), durante a 58ªreunião ordinária, para alertar sobre o crescente número de suicídios no País e apresentar um trabalho de palestras cujo tema central é a prevenção ao que ele chama de “decisão definitiva para um Mal”. 

Ele cita o filósofo alemão Friedrich Niezstchie ao explicar o tema central das palestras do ciclo “O Caos E A Estrela” – “é preciso ter um caos dentro de si para poder dar à luz uma estrela bailarina” –, e diz que “todos nós somos constituídos por informações, cheias de perspectivas diversas e nós mesmos um caos de informações”. 

O psicólogo lembra que há várias razões pelas quais se comete suicídio e versam desde questões biológicas, psíquicas e relações interpessoais. “Em muitos casos a gente pega um transtorno de depressão, quando a pessoa tem déficit de serotonina, que é neurotransmissor, não adianta falar para ela sorrir para vida se ela tem déficit de serotonina”, disse.

Os números de suicídio são alarmantes. Uma pessoa se mata a cada 40 segundos no mundo, o que equivale a 800 mil pessoas ao ano. Só no Brasil são 12 mil por ano, 33 pessoas por dia, um suicídio a cada 45 minutos. “O suicídio mata mais do que a Aids, do que muitos tipos de câncer, o suicídio é um mal na nossa sociedade”, enfatiza.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara


Tópicos: Tribuna Popular

Notícias relacionadas