PIRACICABA, SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE FEVEREIRO DE 2021

Psicólogo abordará prevenção do suicídio no mês de setembro


Ele terá até 30 minutos do expediente da reunião ordinária de 2 de setembro para abordar o tema



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Solicitação é da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua



O expediente da reunião ordinária de 2 de setembro será suspenso por até 30 minutos, para que o psicólogo Sérgio de Oliveira Santos fale sobre prevenção e conscientização do suicídio, como parte das ações da campanha Setembro Amarelo. A solicitação é da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), e está presente no requerimento 78/2021, aprovado nesta quinta-feira (4), na 2ª reunião ordinária.

Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é lembrado em 10 de setembro, por meio de campanhas de conscientização voltadas à população durante todo o mês. Sobre a questão, a vereadora Silvia Molares diz considerar a necessidade de discussões públicas e abertas sobre o tema. Ela destaca: “é essencial que profissionais especializados tragam as informações relevantes, com falas responsáveis, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz”.

No texto do requerimento que a Câmara aprovou, a vereadora menciona que uma pessoa se mata a cada 40 segundos no mundo, o que equivale a 800 mil pessoas ao ano. No Brasil são 12 mil mortes por ano, 33 pessoas por dia, ou seja, um suicídio a cada 45 minutos. Já em Piracicaba há um caso de suicídio a cada 20 dias.

Ainda segundo a propositura, para cada suicídio consumado são aproximadamente 20 tentativas. “Então, se foram averiguadas 33 ocorrências em um dia, houve, na verdade, 660 tentativas por pessoas que não detém um estado de saúde mental satisfatório, relevando uma realidade escondida e muito mais cruel”, completa.

Silvia alerta ainda que a educação é a primeira medida preventiva, por meio do compartilhamento de informações sobre o tema, o que possibilita que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. “Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil”, cita o texto.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas