PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

15 DE ABRIL DE 2025

Projeto Rotas Afro e webserie afro-brasileira rendem moção de aplausos


Julia Madeira receberá homenagem pela coordenação do Rotas Afro e realização da webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afrobrasileiras no interior paulista”



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Sílvia Morales (PV) é autora da homenagem






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 20ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (14), a moção nº 71/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, de aplausos a Julia Madeira pela fundação e coordenação do Rotas Afro e realização da webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afrobrasileiras no interior paulista”.

Julia Madeira é guia de Turismo, graduada em Produção Cultural e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. Atua como produtora cultural e é fundadora e coordenadora do Rotas Afro, projeto desenvolvido nos municípios de Piracicaba, Campinas, Vinhedo, Rio Claro e Sorocaba. Fundado em 2019, o Rotas Afro é uma iniciativa de museologia social e preservação da memória afro-brasileira.

É um projeto voltado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista, tendo como objetivos contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover espaços de redescoberta das cidades, por meio de roteiros culturais e afro-turísticos que representam oportunidades para educadores e estudantes conhecerem a história afro-brasileira.

Em caminhadas turísticas e contando também com o uso de recursos tecnológicos, a equipe do Rotas Afro atua junto a escolas, empresas e público em geral, mediante inscrições prévias. A iniciativa já atendeu centenas de educadores e milhares de estudantes, contribuindo para a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas do país.

Reconhecimento – O Rotas Afro é uma iniciativa reconhecida e premiada como “Ponto de Memória” pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e premiada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Com o compromisso de narrar e preservar as histórias negras das cidades, os roteiros afro-turísticos fundamentam-se em documentos históricos e em publicações e pesquisas realizadas por estudiosos do tema, dentre os quais os professores Noedi Monteiro, Antonio Filogênio de Paula Júnior e Guilherme Oliveira, como também na documentação preservada no acervo histórico do Setor de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba e outros acervos das cidades contempladas, além dos saberes colhidos junto a mestres e mestras da cultura afro.

“O projeto contribui para garantir o direito à cidade e promove a educação étnico-racial de forma transversal, abordando diversas disciplinas do currículo escolar”, defende a autora, no texto da moção. Em Piracicaba, o roteiro passa por pontos como, por exemplo, o Largo da Santa Cruz, a Sociedade Beneficente Treze de Maio, a Praça José Bonifácio (local do antigo pelourinho), a Igreja São Benedito, a Praça Jorge Tibiriçá e o Engenho Central, dentre outros.

Ampliando as ações, em 2024, o Rotas Afro produziu a webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afro-brasileiras no interior paulista”, com pré-lançamento em Campinas e Piracicaba e lançamento na Biblioteca Municipal de Piracicaba, em março de 2025, dentro da programação do Cine Clube Nhô Cine. O projeto, realizado e produzido pelo Rotas Afro, foi viabilizado pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo de Piracicaba e o conteúdo pode ser acessado no Youtube por todos os interessados. 

Confira, no vídeo, a justificativa de voto da vereadora.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas