PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE OUTUBRO DE 2013

Projeto garante aos pacientes ostomizados documento de identificação


Autor da iniciativa, Pedro Kawai diz que medida é necessária pois o ostomizado, embora seja considerado pessoa com deficiência, não usufrui dos mesmos direitos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Autoria da proposta é de Pedro Kawai



Proposta do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovada em segunda discussão na reunião ordinária desta quinta-feira (3), garante aos pacientes ostomizados um documento de identificação. O parlamentar argumenta que a medida é necessária porque o ostomizado, embora seja considerado uma pessoa com deficiência, não usufrui de direitos reconhecidos a indivíduos com outras deficiências. "Conforme o decreto 5.296/2004, a ostomia está enquadrada no rol de pessoas com portadoras de deficiência física", ressalta o vereador, na justificativa do projeto de lei 227/2013.

Pedro Kawai acredita que a falta de informação da sociedade sobre esse tipo de deficiência é o principal motivo para esse cenário. "A falta dessa informação faz com que os ostomizados não utilizem a fila de atendimento preferencial e vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos, por exemplo. Em muitos casos, quando questionados sobre o tipo de deficiência que possuem, necessitam exibir a bolsa de ostomia, o que é constrangedor para todas as partes. O projeto visa evitar que as pessoas ostomizadas se sujeitem a essas situações, uma vez que dificultam a reintegração da pessoa ao convívio social e, consequentemente, o seu próprio tratamento", justifica.

Para receberem o documento, os interessados deverão estar cadastrados no Programa de Atendimento de Pacientes Ostomizados e Incontinentes.



Texto:  Airan Prada


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas