
31 DE AGOSTO DE 2018
Associação Ilumina é uma instituição sem fins lucrativos para promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer
Vereador Gilmar Rotta é autor da propositura
Foi aprovado nesta quinta-feira (30), na 48º reunião ordinária, o projeto de lei 129/2018, que dispõe a denominação do Hospital do Câncer da Associação Ilumina – Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado na rua Euclides Lopes, número 85, bairro Altos do Taquaral, em Piracicaba. A propositura é de autoria do vereador Gilmar Rotta (MDB).
Fundada em 2008, a Associação Ilumina é uma instituição sem fins lucrativos por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio de câncer.
O objetivo principal da instituição é atender especialmente a população de baixa renda para abreviar ao máximo o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o início do tratamento dos oito tipos de câncer mais comuns: mama, próstata, intestino, pulmão, pele, boca, colo de útero e cabeça e pescoço.
“O trabalho da Associação Ilumina é assegurar e aumentar o rastreamento do câncer no país, diminuir a mortalidade desses pacientes. É uma batalha diária e difícil, mas acreditam que unidos podem superá-la com informação e diagnóstico precoce, que são suas principais armas nessa luta”, justificou o parlamentar.
A votação da propositura nesta quinta-feira (30) ocorreu em primeira discussão, com substitutivo 1 da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara. O projeto retorna ao plenário para ser votado em segunda discussão para depois ser enviado para o Executivo.