04 DE JUNHO DE 2019
Clarice Garcia Borges Demétrio recebeu título de Doutor Honoris Causa na Bélgica
Homenagem foi entregue durante a 33ª reunião ordinária, desta segunda-feira (3)
Na noite desta segunda-feira (3), durante a 33ª reunião ordinária, a professora titular da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Departamento de Ciências Exatas, a doutora Clarice Garcia Borges Demétrio, recebeu moção de aplausos do vereador Ronaldo Moschini (CID).
A propositura 40/2019 foi elaborada pelo fato da homenageada ter recebido o título de Doutor Honoris Causa, em 15 de maio deste ano, pelas mãos do reitor da Hasselt University, em Bruxelas, na Bélgica. O título é destinado para aqueles que contribuíram de forma expressiva para o sucesso da colaboração científica entre os países dos hemisférios norte e sul.
Clarice concluiu a graduação em engenharia agronômica em 1975, conquistou o mestrado em agronomia em 1978 e fez o doutorado em agronomia em 1985, todos pela Universidade de São Paulo. O pós-doutorado foi concluído entre 1986 e 1987, no Imperial College, Londres.
Tem experiência na área de probabilidade e estatística, com ênfase em probabilidade e estatística aplicadas, atuando, principalmente, em modelos lineares generalizados e extensões. Assumiu os cargos de incoming-president (2011), president (2012-2013), outgoing-president (2014) e chair do nominating committee (2015-2016) da International Biometric Society.
A professora Clarice colabora com um dos projetos coordenados pela Hasselt University desde 2007, lecionando a disciplina Design of Agricultural Experiments (chamada Topics in Biometry até 2015), no Master in Statistics. Nesse projeto, a Hasselt University recebe 16 alunos, anualmente, vindos dos mais diversos países da África, da Ásia e da América Central, todos com bolsas de estudo.
Durante a 33ª reunião ordinária, em que Moschini concedeu a homenagem, o parlamentar ressaltou que a competência e a dedicação de Clarice elevaram o nome de Piracicaba, uma vez que ela atua na cidade com suas pesquisas. “Eu falo que os grandes e ilustres são os mais humildes, e Clarice é uma pessoa simples e humilde. E foi isso que mais nos chamou a atenção para fazer essa moção de aplausos. Essa homenagem é o mínimo de reconhecimento por tudo que ela faz”, disse.
Clarice contou que a notícia sobre o recebimento deste título aconteceu no dia 22 de dezembro, às 17h, quando ela soube que o evento seria com cinco universidades flamengas de diferentes partes do mundo. “Do Brasil fui eu, mais uma de Cuba, da Libéria, e dois da República Democrática do Congo. Eu sempre fiz o que eu gosto e com muita dedicação. Desde cedo eu tive interesse pela colaboração internacional”, disse.
Emocionada e sem contar as lágrimas, Clarice contou sua trajetória entre dificuldades e vitórias. Ela ressaltou que tudo que passou lhe ajudou a chegar onde queria. “Gostaria de agradecer ao vereador Ronaldo Moschini, que pela solicitação do diretor do Departamento de Administração, Mauro Rontani, propôs essa homenagem a mim", disse.