
06 DE MAIO DE 2022
Ele receberá o Título de “Piracicabanus Praeclarus”. A autoria da honraria é do vereadpr Trevisan Jr. (PL)
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
O professor doutor José Djair Vendramim, piracicabano nascido no Distrito de Saltinho, receberá o Título de “Piracicabanus Praeclarus” da Câmara Municipal de Piracicaba. A homenagem foi aprovada na noite desta quinta-feira (5), durante a 15ª reunião ordinária de 2022.
De acordo com o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor do projeto de decreto legislativo 16/2022, que concede o título, “é justa a homenagem que será prestada ao prof. José Djair Vendramim devido seu extenso e valioso trabalho prestado na área de educação e pesquisas para a nossa cidade e Brasil”.
A entrega da honraria dar-se-á em Reunião Solene na Câmara Municipal de Piracicaba, em data a ser previamente agendada.
Currículo do homenageado:
O professor Dr. José Djair Vendramim é nascido em 28/11/1950 no Distrito de Saltinho, Comarca e cidade de Piracicaba, é viúvo, tem três filhos e uma neta. Atualmente está aposentado, mas continua atuando com Professor Titular Sênior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Já foi reverenciado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), onde o classificou na lista dos Entomologistas Famosos e homenageou o docente da Esalq.
É um dos autores do clássico "Entomologia Agrícola" com o livro "Resistência de Plantas a Insetos", publicado em 2019. Segundo a SEB, essas obras e muitas outras contribuições à ciência, são fruto dos esforços do professor.
Possui graduação em Engenharia Agronômica (1974), mestrado em Entomologia (1980) e doutorado em Entomologia (1982) pela ESALQ, Instituição pela qual vem atuando, desde 1980, na área de Entomologia Agrícola, com ênfase em Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas. Atualmente, é Professor Titular e ministra disciplinas para graduandos e pós-graduandos junto ao Departamento de Entomologia e Acarologia, tendo ocupado a Chefia deste por quatro anos.
Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 1998 a 2000 (nível 1 A desde 2007) e líder de pesquisa junto a esse órgão. Publicou mais de 200 artigos científicos, 4 livros, 34 capítulos de livro, além de ter orientado cerca de 70 dissertações e teses de pós-graduação e ministrado várias palestras junto a eventos científicos relacionados à área de entomologia. Até o ano de 2020, estava credenciado junto ao Programa de Pós-graduação em Entomologia (nível 7 pela CAPES), consultor científico do CNPq, Capes, Fapesp, Embrapa e assessor de dezenas de revistas científicas nacionais e internacionais.
Atualmente, foi reconhecido entre os 18 professores da Esalq e está no ranque latino-americano, dos 100 melhores cientistas agrícolas e florestais de 2022, atualmente ele vem atuando no Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq.