12 DE DEZEMBRO DE 2023
Família de Eduardo Américo da Silva receberá, "in memorian", título de "Cidadão Piracicabano"
Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua
O projeto de decreto legislativo 58/2023, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua e que concede título de “Cidadão Piracicabano" em memória ao professor e artista popular, Eduardo Américo da Silva, foi aprovado durante a 72ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (11).
De acordo com a justificativa da proposta, Eduardo dizia que nasceu no lugar errado. "Natural de São Paulo, veio para Piracicaba em 2008, pouco depois da fundação do Maracatu do Porto e foi responsável por, junto ao Mestre Tony Azevedo, estabelecer essa manifestação na cidade, hoje consolidada nos carnavais de rua com o respeitado e respeitoso ‘Bloco da Ema’".
O artista também foi responsável por "pesquisar e cultivar, levando para o ambiente escolar as tradições piracicabanas, sempre envolvido por imensa veneração pelas mestras e mestres da cultura popular caipiracicabana. Através de seu trabalho, o samba de lenço, a catira, a congada e outros festejos permearam o ambiente escolar como um exemplo de cultivo das tradições, com todo respeito e veneração".
Foi professor em Escolas Waldorf desde 2002, tendo lecionado nas áreas de Música, Artes e História da Arte na Escola Waldorf Novalis de Piracicaba. Foi Professor de Classe Waldorf desde 2007, membro da Escola Superior Livre Para a Ciência do Espírito e membro da Seção Pedagógica no Brasil. Eduardo faleceu em junho desde ano, aos 45 anos de idade.
Confira a fala de Sílvia Morales sobre a aprovação da homenagem no vídeo anexo.