
16 DE MAIO DE 2025
Laércio Trevisan Jr. (PL) foi o entrevistado do Programa Primeiro Tempo, nesta quinta-feira (15)
Trevisan Jr. falou sobre as principais funções do vereador, que são fiscalizar e legislar
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) foi o entrevistado do Programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba, antes da transmissão da 26ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (15). Na entrevista, o parlamentar comentou sobre as principais bandeiras do mandato, como a zeladoria da cidade, segurança pública, saúde e proteção aos animais.
Trevisan Jr. abordou, especialmente, a recente votação pela Câmara da instituição da Cosip (Contribuição sobre a Iluminação Pública). “Tudo o que vem diferenciado do aumento da inflação tem que ser revisto com razoabilidade. A população já paga ICMS sobre a conta de luz, IPTU, que já é para iluminação pública, mobilidade, manutenção das vias públicas. Já tem uma taxa específica para isso”, lembrou. “Não tem razão para se implantar uma nova taxa (contribuição de iluminação pública)”.
Na entrevista, ele também falou sobre as principais funções do vereador, definidas pelo artigo 31 da Constituição Federal, que são fiscalizar e legislar. “A zeladoria é muito importante, tem que ser cobrada constantemente porque são os espaços onde a população frequenta. Todos os bairros pagam IPTU, os veículos pagam IPVA e precisa estar tudo em ordem. Passamos quatro meses do ano pagando imposto”, lembrou.
O vereador contou ainda que tem feito cobranças ao Poder Executivo, como melhorias no Centro de Lazer do bairro São Dimas, praça da escola Mello Ayres, praça Imaculada Conceição, praça do Parafuso, entre outros locais. E especialmente na praça José Bonifácio, na região central da cidade. Lembrou que já fez requerimentos e solicitou reuniões para discutir o tema. “Não pode a praça central da cidade ser ponto de tráfico. Têm que ser atacados os três pontos: segurança pública, social e meio ambiente, com a limpeza pública”, afirmou.
Também comentou sobre a segurança pública, ao destacar a implantação de uma base da Guarda Civil Municipal no bairro São Dimas. “Fico muito feliz porque foi uma iniciativa minha e o compromisso foi cumprido pela administração”, disse. “A região central concentra o maior número de escolas, com cerca de 40 mil alunos. E a população ganha com a Guarda Civil, o Pelotão Escolar, a ciclística da Guarda, que faz a proteção do comércio, da Rua do Porto e de toda a região”.
Em relação à proteção dos animais, Trevisan Jr. destacou que trata-se de um trabalho que desenvolve ao longo dos cinco mandatos e que é autor de 13 leis referentes ao tema. Reforçou a cobrança para que seja implementada a Lei Municipal 9.979/2023, que instituiu o Banco de Ração.
E, na saúde, falou sobre os requerimentos para melhoria da estrutura física das unidades de saúde, especialmente do “postão”, a unidade de saúde central. E lembrou que, desde o início de janeiro, já reivindicou a realização de concurso público para a contratação de médicos, assim como de professores e guardas civis.
Confira, no vídeo, a entrevista completa do vereador.