23 DE MAIO DE 2024
A lei, proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), determina que o município divulgue a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização
Vereador Pedro kawai (PSDB) é o autor da lei
Está em vigor a Lei nº 10.082/2024, que estabelece novas diretrizes para a divulgação da localização e funcionamento dos equipamentos eletrônicos (radares) de fiscalização de trânsito utilizados no município. A medida visa a aumentar a transparência e garantir que os cidadãos estejam bem informados sobre onde e como são aplicadas as multas por infrações de trânsito.
A lei, proposta pelo vereador Pedro Motoitiro Kawai (PSDB), determina que o município divulgue em seu site institucional a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização, incluindo câmeras de monitoramento, radares fixos, móveis, estáticos e portáteis. Além disso, a legislação obriga a divulgação do limite máximo de velocidade permitido nas vias fiscalizadas.
A lei foi sancionada pelo presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão após a falta de manifestação do prefeito Luciano Almeida (PP), que tinha o prazo de 15 dias para sancionar ou vetar.
Principais Pontos da Lei:
Divulgação On-line: A prefeitura deverá disponibilizar em seu site oficial a localização exata e os horários de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização de trânsito.
Equipamentos Abrangidos: A lei se aplica a todos os tipos de equipamentos, sejam câmeras de monitoramento, radares fixos, móveis, estáticos ou portáteis.
Limite de Velocidade: O limite máximo de velocidade permitido nas vias fiscalizadas também deverá ser informado.
A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, na última quarta-feira (22). Para o vereador Pedro Kawai, a nova norma representa um passo significativo para aumentar a transparência nas ações de fiscalização de trânsito em Piracicaba. "A intenção é que, com essas informações acessíveis ao público, haja uma maior conscientização sobre o cumprimento das leis de trânsito, contribuindo para a segurança nas vias", avaliou.
O vereador ainda destacou a importância da nova medida. "A sanção desta lei é um avanço crucial para a nossa cidade. A transparência é um dever do Poder Público, princípio previsto na Constituição e, com a divulgação das informações sobre a fiscalização de trânsito, estamos garantindo que os munícipes da nossa cidade estejam bem informados e conscientes sobre as regras de trânsito. Esta medida não apenas aumenta a confiança na administração pública, mas também contribui para a segurança de todos nas nossas vias", afirmou.