21 DE JUNHO DE 2023
Projeto foi apresentado à Secretaria de Ação Cultural, com apoio do Mandato Coletivo A Cidade é Sua
Objetivo do evento é promover o choro como importante gênero instrumental da música brasileira
O Mandato Coletivo A Cidade é Sua recebeu, nesta terça-feira (20), o violonista piracicabano Alessandro Penezzi. O multi-instrumentista é considerado um dos grandes virtuosos do violão brasileiro, recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Na ocasião, o artista apresentou o projeto do 1º Penezzi Choro Camp, que será o primeiro festival de choro a ser realizado em meio à natureza, de 21 a 24 de setembro, em Piracicaba. Os participantes terão quatro dias de imersão musical, com aulas de violão de 7 e 6 cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro e clarinete.
O festival terá como patrono o professor e violonista piracicabano Sergio Belluco. A programação conta com a celebração dos 94 anos de contribuição do artista para a música. Para Penezzi, “o professor Sérgio Belluco é um grande mestre e mentor, sem o qual a sua história certamente não seria a mesma”.
O objetivo principal do evento é promover o choro como importante gênero instrumental da música brasileira e que tem inúmeros músicos no Brasil e no mundo, mas que precisa ser apresentado e dialogado com as novas gerações, dado a sua enorme riqueza cultural e qualidade musical. As aulas serão ministradas por referências do choro no país, como Roberta Valente (pandeiro e percussão), Milton Mori (cavaquinho e bandolim), Alexandre Ribeiro (clarinete e sopros) entre outros.
Além disso, em todas as noites haverá rodas de choro para que os participantes possam praticar e compartilhar conhecimentos entre si. A cada ano, o festival terá um homenageado especial. Nesta edição, o homenageado será Luizinho 7 cordas, renomado violonista do choro e samba.
O projeto também foi apresentado por Alessandro Penezzi e o representante do Mandato Coletivo Pablo Carajol, nesta terça-feira (20), em reunião com o secretário municipal de Ação Cultural, Carlos Beltrame, que assumiu o compromisso de apoiar a realização do evento.
Também foi definido que, no dia 21 de setembro, quinta-feira, haverá a abertura da programação do festival com uma roda de choro com os professores e convidados, no Hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, às 20 horas, com entrada franca. A produção do artista ainda busca apoios e parcerias para a estrutura do festival.