
07 DE ABRIL DE 2025
Artistas relatam dificuldades para agendar apresentações e ensaios com a Secretaria de Cultura
Com a presença de artistas, produtores culturais e integrantes de companhias de teatro, aconteceu na última sexta-feira (4), reunião extraordinária do Fórum Plurianual em Defesa da Cultura de Piracicaba, na sala B da Câmara Municipal de Piracicaba.
A reunião, marcada emergencialmente pelo coordenador do Fórum, Jhoão Scarpa, integrante do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, teve o intuito de discutir as dificuldades enfrentadas por artistas para reserva de espaços públicos do município para apresentações e ensaios.
Os participantes do Fórum relataram impasses em relação à indisponibilidade dos espaços, limitação de horários disponíveis para uso em razão do impedimento de horas extras de servidores, falta de critérios para o agendamento, entre outras dificuldades.
Essa demanda já foi apresentada previamente por Jhoão Scarpa no último dia 26 de março, quando esteve reunido com o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, onde sugeriu a abertura de chamadas públicas para utilização dos espaços da Secretaria da Cultura que estão ociosos, de forma a serem ocupados por produtores e grupos de artistas que necessitam desses locais temporariamente para ensaios e produções. “O uso desses espaços facilitaria o trabalho de grupos independentes, o que contribuiria para mais diversidade de produções artísticas no município”, disse.
Na reunião do Fórum, Jhoão Scarpa informou que fará uma nova reunião nesta semana com o secretário Carlos Beltrame, na qual levará os questionamentos dos artistas para esclarecimento da secretaria.
A próxima reunião ordinária do Fórum Plurianual em Defesa da Cultura de Piracicaba está agendada para o dia 23 de abril, às 19h, na Câmara Municipal.