12 DE MAIO DE 2023
Silvia Morales disse que vários municípios brasileiros estão criando institutos de planejamento
Ela também lembrou da cantora Rita Lee
Enquanto vários municípios brasileiros abrem institutos de planejamento, a cidade vai na contramão, ao extinguir o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). A avaliação é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, após participar do 4º Encontro da Rede Brasileira de Institutos e Planejamentos e do 6º Seminário Cidades Brasileiras: Desejos e Possibilidades.
Nesta quinta-feira (11), ao utilizar a tribuna da Câmara, na 26ª Reunião Ordinária, Silvia Morales disse que representou a Câmara nos eventos, realizados em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. "Lá estavam 10 institutos de planejamentos... estamos na contramão, fechamos o nosso instituto de planejamento, enquanto 15/20 municípios estão abrindo seus institutos, para pensar no urbanismo, na cidade, habitação, meio ambiente, praças, parques e a gente aqui, de mãos atadas", disse.
Na sequência, a vereadora citou projetos urbanísticos em andamento na cidade, como o do desdobro de lotes, e lamentou o fato de a discussão se arrastar há dois anos. "O que está acontecendo, gente? É uma situação urgente, com muitos lotes sem dividir, os impostos errados ou não pagam. Vou pedir, mais uma vez, para que a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e a Procuradoria Geral se debrucem e encaminhem para cá. Alguma coisa está errada", completou.
No início e no encerramento de seu pronunciamento, a vereadora lembrou ainda da cantora Rita Lee, que morreu aos 75 anos, nesta segunda-feira (8). "Foi uma mulher muito à frente do seu tempo", declarou, ao exibir dois vídeos: um em que a roqueira comenta a filiação ao Partido Verde e outro de sua paixão pelo Sport Club Corinthians Paulista. Silvia também utilizou uma foto da cantora, com a frase: "em tempos de mentiras, dizer a verdade é um ato revolucionário".