PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2017

Pedro Kawai se compadece pelas dificuldades enfrentadas pelo Cáritas


Há mais de 52 anos a entidade presta relevantes serviços na promoção da via humana.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai se compadece pelas dificuldades enfrentadas pelo Cáritas






O vereador Pedro Kawai (PSDB), na reunião ordinária de ontem (16), nos cinco minutos regimentais, destinados a líderes partidários abordou sobre o problema enfrentado pelo Cáritas, entidade de utilidade pública que há 52 anos presta relevantes serviços sociais em Piracicaba, principalmente na região da Pauliceia, na formação de crianças e adolescentes.  

Kawai falou de sua grande tristeza, quando recebeu convite para participar do Cáritas, tendo que lidar com uma situação de extrema incompetência administrativa. A consideração é que o Cáritas acumulou nos últimos 10 anos multas altíssimas, principalmente trabalhistas, quando infelizmente a instituição teve que ser fechada, uma vez que funcionários deixaram de receber, não tinham os seus direitos resguardados, o que levou à situação em que está hoje.

Kawai também lamentou que por causa de má gestão de diretorias anteriores, muitas pessoas deixaram de acreditar no Cáritas, o que tornou-se um ciclo vicioso. A constatação é que hoje o prédio está para leilão judicial. A expectativa é que na visita do prefeito Barjas Negri (PSDB) alguma providência possa ser encontrada para salvar a instituição.

O prédio do Cáritas contempla seis salas de aulas e quatro banheiros, sendo que no outro prédio há um salão de recepção, refeitório, cozinha e sala administrativa, lembrando que o PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Jardim Coréia está dentro das instalações do Cáritas, que também está em leilão.

Kawai também comentou sobre ações em andamento, como a limpeza e corte de mato em área externa do Cáritas, o que demanda urgência. "Como que pode uma entidade chegar nesta situação", destacou o parlamentar ao dizer que acompanha o trabalho de diversas entidades e sabe do quanto é difícil sobreviver.

O apelo é que Piracicaba preste mais atenção nas entidades sociais, para que nenhuma outra passe pela situação do Cáritas. "Sabemos que há entidades que dependem da renda de jantares, de galinhadas e de recursos da Festa das Nações para sobreviver, complementando o aporte do poder público. De repente isso aconteceu com o Cáritas, ressaltou o vereador, que também reforçou o apelo para que a população se envolva em ações voluntárias e, até mesmo com doações ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), no repasse de recursos do Imposto de Renda, o que muito contribuirá com os moradores da região da Pauliceia.

O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) solicitou questão de ordem, após a fala de Pedro Kawai para também registrar a sua preocupação com o destino do Cáritas. Além de considerar sua preocupação com a "falta de recursos para o pagamento de funcionários, a exemplo do Posto de Saúde, que fica atrás do Centro Comunitário", disse. 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas