PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2018

Pedro Kawai ressalta pioneirismo de Piracicaba em campanhas de saúde


Dezembro Vermelho: Aids e doenças sexualmente transmissíveis; Novembro Azul: câncer de próstata; campanha do Diabetes, demonstram o diferencial da cidade na prevenção



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai ressalta pioneirismo de Piracicaba em campanhas de saúde






Segundo orador a ocupar a Tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais, na 74ª reunião ordinária de ontem (10), o primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB) destacou a importância da realização de campanhas de prevenção a que a população é envolvida, o que coloca Piracicaba no pioneirismo da prevenção no país, principalmente no tocante à realização de eventos preventivos quanto ao Diabetes, envolvendo profissionais da saúde, em treinamento e disponibilização de novas técnicas, medicamentos e equipamentos voltados ao setor. 

Kawai considerou a importância do mês de Dezembro, no combate contra o HIV e doenças sexualmente transmissíveis. Além de citar o lançamento da campanhas, a exemplo do Diabetes, em ato pioneiro no Brasil, o que mais uma vez mostra a importância da Casa de Leis.

Na campanha do Diabetes, também ressaltou as parcerias com a secretaria municipal de Saúde, onde profissionais atuam em programas na Câmara. Além da participação de alunos da Faculdade Anhanguera e outras instituições, em rede de parcerias com foco na prevenção, em discussões mostrando para a sociedade a necessidade da prevenção antecipada.

Além de citar a participação das mulheres, sendo que os homens são os mais desleixados com relação à saúde, sendo que a Câmara usa sua força para a prevenção. Segundo Kawai, o que mais preocupa são os jovens, especialmente de 19 anos, onde aumentou os casos de Aids.

Também citou a pílula do dia seguinte, havendo aumento de 500%. Em aparte, o vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) fez um aleta aos jovens, para primeiramente se apegar em Deus. Segundo Kawai, na sua geração, grandes nomes morreram de Aids, sendo que hoje a questão é diferente, havendo acomodação, que acaba trazendo problemas.

Também citou epidemia na região norte no país, em casos de Pólio, que estava erradicada há anos, sendo que existe mães hoje que não sabem o que é uma Poliomielite. Disse que o coquetel de Aids hoje praticamente não tem nenhum efeito colateral. Em aparte, a vereadora Coronel Adriana (PPS) também contribuiu para a discussão sobre a Aids, mostrando que aumentou a expectativa de vida para estes pacientes. Kawai encerrou suas considerações desejando um Santo Natal a todos e com realizações, companheirismo e saúde. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Pedro Kawai

Notícias relacionadas