
06 DE DEZEMBRO DE 2018
Seis projetos, orçados na ordem de R$ 330 mil aguardam doações de empresas e pessoas físicas, com abatimentos no Imposto de Renda, em prol de ações humanitárias
Pedro Kawai divulga campanha da APAE em projetos aprovados no Fumdeca
O primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quinta-feira (6) visitiou as dependências da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piracicaba, localizada na avenida Brasília, 1381, Vila Industrial para conversar com a presidente da Instituição, Cleusa Belini, sobre projetos que aguardam a captação de recursos junto ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), oriundos de repasses de doações do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas (6%) como jurídicas (1%).
Francine de Almeida Sales (Fran), responsável pela captação de recursos e eventos da APAE apresentou ao parlamentar os seis principais projetos inscritos no Fumdeca: Vivência, Up Down, Transforma, Reviver ao Som, Gingapae e Pirapae, que totalizam R$ 330 mil, em objetivos que buscam o caráter preventivo e socioeducativo; trabalhar em diferentes culturas no período escolar, através das danças culturais; capacitar e estimular os adolescentes com deficiência intelectual e múltipla; estimular o fortalecimento de vínculos e fomentar a autonomia; promoção de atividades de capoeira e educação para o esporte e o projeto que proporciona contato dos participantes com os fundamentos do teatro, nas suas mais diferentes linguagens.
O vereador Pedro Kawai também conheceu as diversas instâncias da entidade, como o setor ambulatorial e administrativo, futuras dependências de quadra poliesportiva, sala de terapia ocupacional, telemarketing, centro médico, setor que controla o programa estadual da Nota Paulista, sala de fisioterapia, serviço social e psicologia.
Além da horta comunitária, que funciona em consonância com os trabalhos da Terapia Ocupacional; sala da direção e coordenadoria, informática, salas de aulas normais, com enfoque no ensino fundamental. E, as dependências onde a APAE mantém o projeto de uma padaria, principalmente na fabricação de panetones, que são comercializados em épocas festivas, envolvendo o Natal e Ano Novo.
Centro de Reabilitação
O vereador Pedro Kawai também incluiu no roteiro que sua visita, o projeto que a entidade aguarda para transformar e utilizar área de 1.700 metros quadrados, a ser implantado um Centro de Reabilitação, que já tem sinal positivo do governo federal, com publicação no Diário Oficial, sendo que as tratativas finais aguardam a nova configuração do governo para que o projeto se torne realidade. Kawai reiterou sua disposição em se deslocar até Brasília para consultar a evolução do empreendimento.
O parlamentar também foi informado sobre os trabalhos da APAE, que conta com 61 funcionários, sendo que a entidade atende mais de 300 alunos, com diferentes faixas-etária, que em alguns casos extrapolam o limite de 28 anos, a exemplo de uma senhorinha que está com 64 anos.
SERVIÇO - interessados em prestar um gesto de solidariedade à APAE podem telefonar para o número 3423-9400 ou 99629-0320, ou procurar a Instituição na avenida Brasília, 1381, bairro Vila Industrial, região de Santa Teresinha