
28 DE NOVEMBRO DE 2018
Campanha "Um olhar azul para a vida" realizou testes de aferição de glicemia em 152 agentes da Guarda Civil Municipal entre segunda e terça-feira.
Em evento realizado na sede da Guarda Civil Municipal, entre segunda (26) e terça-feira (27), com o apoio do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Associação Amigos do Diabetes realizou, como parte da campanha "Um olhar azul para a vida", a aferição de glicemia em 152 agentes da corporação, além de ter tirado dúvidas sobre a doença.
"O diabetes é considerado a doença da década e estima-se que acometa 13 milhões de brasileiros, dos quais 50% não foram diagnosticados ainda. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para a prevenção de agravamentos", afirmou Jussara Bueno, que integra a associação.
O histórico de diabetes na família alcança 62% dos guardas civis, cujos casos de alteração glicêmica, verificados nos testes, foram encaminhados para atendimento médico e realização de exames laboratoriais, com disponibilização de suporte farmacêutico posterior.
Jussara agradeceu ao gabinete de Kawai "pelo trabalho realizado e pela parceria de quatro anos" e à comandante da GCM, Lucineide Aparecida Maciel Correa, "pela iniciativa de sensibilizar a equipe para um assunto tão sério e pela oportunidade de iniciar este que tem tudo para tornar-se um projeto de educação em saúde".
O vereador é o autor do projeto de lei 280/2016, que instituiu a comemoração do Dia Municipal de Combate ao Diabetes, anualmente em 14 de novembro, no Calendário Oficial de Eventos da cidade.
"Sabemos o quanto é difícil conscientizar. Se trabalharmos cada vez mais e trazermos essa conscientização para a população, a saúde do país melhorará. As doenças, quando diagnosticadas cedo, têm tratamento melhor e um resultado mais rápido", disse Kawai.