PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2015

Pedro Kawai apoia atividades do Dia do Diabetes


Evento ocorrerá amanhã (12) na Praça Takaki - Paulista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Acontece neste sábado (14) na Praça Takaki, evento alusivo ao Dia Mundial do Diabetes. Com realização dos grupos Amigos do Diabetes, João Pedro e o DiabetesPontoCom, o evento tem apoio da Faculdade Anhanguera Piracicaba e do vereador Pedro Kawai.

Segundo a farmacêutica Jussara Cristiane Teixeira Bueno, que também é palestrante na área da saúde, o evento tem o objetivo de despertar a consciência da população sobre a importância da prevenção e do tratamento da Diabetes mellitus. Ela trabalha com educação em diabetes há mais de 6 anos e possui uma fan page no facebook – Diabetespontocom, que visa educar o portador da doença e familiares de forma técnica, simples e humanizada.

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

Se não tratado, o diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame) e infarto. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 250 milhões de pessoas têm diabetes e, a cada ano, sete milhões de indivíduos entram nessa lista.

No Brasil, a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) estima que 12 milhões de pessoas tenham a doença, sendo que metade delas não sabe disso. “Por isso é importante a conscientização da população sobre a importância de se fazer exames de sangue para o diagnóstico do problema. E, em caso positivo, se tratar.

 Um fator que contribui bastante para o aumento de diabéticos no país é o hábito alimentar do cidadão. Produtos com muito sal, muito açúcar e comida industrializada, combinado com a falta de atividade física, ajuda bastante na manifestação da doença”, destaca Kawai.

Existem alguns tipos mais comuns do diabetes. O tipo 1 ou 2. O tipo 1 não pode ser evitada: é uma doença autoimune que, em geral, se manifesta até os 35 anos, quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina.

Estes pacientes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, já que a produção de insulina é insuficiente.

Já no caso do diabetes tipo 2, o organismo produz insulina normalmente; porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e poderia ser evitada com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.

Para tratar o diabetes, o Ministério da Saúde oferece medicamentos de graça pelo programa Farmácia Popular. São seis medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e liberados nas farmácias credenciadas. Desde fevereiro de 2011, início da gratuidade para os medicamentos do diabetes na farmácia popular, 8,3 milhões de pessoas usufruem desse programa.

“Esperamos sensibilizar a comunidade piracicabana através da orientação de profissionais da saúde e parceiros, como farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, entre outros. Também vamos realizar exames de pressão arterial e glicemia”, relata Jussara.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas