PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JULHO DE 2018

Paulo Serra foca ações para diminuir espera por exames


Em balanço sobre o primeiro semestre, vereador defende parceria com organização não-governamental para agilizar atendimento



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Em março, o vereador Paulo Serra (PPS) protocolou o requerimento 157/2018 – um dos 26 que ele apresentou no primeiro semestre deste ano. No texto, o pedido de informações ao Executivo Municipal sobre o número de pacientes esperando na fila para consultas em diversas especialidades, procedimentos cirúrgicos e exames médicos. A preocupação é o que norteia as ações do mandato do parlamentar. 

“É um trabalho longo que a gente vem tentando fazer, não só buscando informações sobre a situação, mas voltado a apresentar propostas para diminuir essas filas de exames, consultas e cirurgias”, avalia o vereador. As soluções, no entanto, sempre esbarram nos custos. “Isso é o que sempre dificulta as ações do poder público.” 

Sabendo das dificuldades da Prefeitura em ampliar investimentos na saúde, o vereador partiu em busca de soluções alternativas e que possam viabilizar o atendimento. “Eu e meus assessores começamos a buscar experiências bem sucedidas e que possam contribuir com a situação das filas em Piracicaba”, disse. 

Assim, ele encontrou a ONG CIES Global, entidade que já possui parcerias em Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste, São Paulo e Belo Horizonte e nasceu, em 2008, da iniciativa do médico Roberto Kikawa, o qual desenvolveu o objetivo de levar atendimento preventivo de alta qualidade a populações carentes. 

“O objetivo desta ONG é diminuir a fila de consultas e cirurgias de pequeno porte, mas ainda estamos começando a ver como funciona a parte jurídica e o local que vai ser feito, por isso, acredito que até o ano que vem isso será colocado em prática”, disse. O parlamentar lembrou que os custos acompanham a tabela SUS e retira da Prefeitura a necessidade de contratação de corpo médico e investimentos em equipamentos. “É um trabalho que não visa lucro”, destaca Paulo Serra.

Enquanto a parceria com a ONG CIES Global não é fechada, o vereador busca de outras maneiras de contribuir com a diminuição da fila na rede pública de saúde. Em 11 de junho, o parlamentar ocupou a tribuna da Câmara para relatar as atividades na Estação da Paulista, que marcou o Dia do Coração, quando foram buscadas parcerias para uma série de serviços de atendimento na saúde voltados à população. 

Houve colheita de glicemia e aferição de pressão, além de indicações para que as pessoas procurem tratamento de forma efetiva. “Por conta da minha atividade como cardiologista, procuro contribuir com exames de prevenção, com o objetivo de auxiliar a população com informações sobre a saúde de cada um”, destaca.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Paulo Serra

Notícias relacionadas