16 DE SETEMBRO DE 2022
Nome da ex-primeira-dama de Piracicaba, que foi casada por toda a vida com o ex-prefeito Francisco Salgot Castillon, foi aprovado em primeira discussão nesta quinta (15)
Projeto de lei que dá nova denominação ao Parque do Mirante é de autoria da vereadora Sílvia Morales
A nova denominação do Parque do Mirante, localizado na avenida Dr. Maurice Allain, na Vila Rezende, que passará a ser chamado de "Ladice Soriano Salgot", em homenagem à ex-primeira-dama de Piracicaba de 1960 a 1969, foi aprovada pela Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta quinta-feira (15), durante a 42ª reunião ordinária de 2022. A votação contou com a presença de Lídice e Sérgio, filhos do casal.
"Já estávamos há um tempo procurando algum próprio municipal para colocar o nome da nossa sempre primeira dama, Ladice Salgot. E ai, veio um informativo, uma circular, de que o Parque do Mirante tinha um equívoco, que não era aquele nome, que não tinha um nome. Aí, mais do que depressa, nós lá do gabinete propusemos o nome da Ladice", disse Sílvia Morales, autora do projeto de lei 67/2022, que busca a nova denominação do próprio municipal.
Para a parlamentar, a propositura é uma maneira de homenagear "mais uma história de uma mulher forte, de uma mulher que merece reconhecimento, que merece ser lembrada por todas as suas características, seu currículo imenso".
Falecida em 30 de dezembro de 2020, aos 94 anos de idade, Ladice, traz o texto da propositura, "participava ativamente de programas sociais da cidade, tendo sido presidente do Clube Lady por vários anos. O Clube da Lady era uma espécie de Fundo de Solidariedade, que arrecadava recursos para várias instituições. Posteriormente, participou ativamente da Formação do IACUF - Instituto de Atualização de Cultura Feminina, ficando, inclusive, com a sua coordenação quando Nádia Sonia Assuf Neschar precisou se afastar por licença maternidade".
A propositura também destaca que Ladice teve "uma importante participação na Obra do Berço, criada em 1970, quando seu marido já não era mais prefeito. Nessa instituição, ela costurava enxoval para mães carentes. Continuou atuante na Obra do Berço até não ter mais saúde".
Com a aprovação do novo nome, o casal Ladice e Francisco Castillon - que passaram uma vida toda juntos-, continuam, agora, unidos, mas de uma forma, pelo rio Piracicaba: "de um lado o Museu da Água, que é denominado Francisco Salgot Castillon e, de outro lado, o Parque do Mirante. Então, essa é mais uma história bonita da nossa cidade", disse Sílvia Morales.
A propositura, agora, precisa ser aprovada em segundo turno.