PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

15 DE SETEMBRO DE 2023

Orador popular pede maior prazo para análise do novo estatuto da GCM


Osmir Bertazzoni, em discurso na noite desta quinta (14), defendeu que propostas elaboradas pela categoria e atualizações legislativas sejam contempladas no novo estatuto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Osmir Bertazzoni em discurso na noite desta quinta-feira (14)






O novo estatuto da Guarda Civil Municipal de Piracicaba (GCM) foi tema de discurso na tribuna popular da noite desta quinta-feira (14), ocupada pelo orador José Osmir Bertazzoni, representante do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região.

De acordo com ele, o projeto de lei complementar 8/2023, que propõe o novo estatuto, encaminhado recentemente pelo Executivo à Câmara, não contempla todas as demandas discutidas pelo grupo de trabalho (GT) formado pela categoria e, também, apresenta relativo descompasso com a recente interpretação do STF (Supremo Tribunal Federal), de que as Guardas Civis Municipais integram os sistemas de segurança pública, bem como com a lei federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

“Há muitas coisas que precisam ser regularizadas, inclusive no trabalho que foi feito pelo GT, e até nesse próprio trabalho da FIPE (Fundação de Instituto de Pesquisa Econômica), [que elaborou estudos que embasam a proposta do Executivo],  pois ele não contempla essa decisão do STF na ADPF 995”, falou.

Osmir Bertazzoni, em seu discurso, ainda solicitou aos vereadores que a tramitação do projeto encaminhado pelo Executivo à Casa aguarde as contribuições da categoria, proporcionando mais tempo para que os guardas civis possam melhor analisá-lo.

“É um pedido que trago, não em meu nome, mas em nome de todo o conjunto da GCM. Eu quero ressaltar aqui o grupo de trabalho, que fez um trabalho magnífico e tem um estatuto pronto, já em fase de regularização em razão das novas normas, para ser apresentado à Câmara e ao próprio prefeito municipal novamente. É um trabalho muito bem feito ao longo de alguns anos, conversando com todos os GCMs da cidade e de outras cidades do Brasil, tomando por conhecimento jurisprudências e [legislações de] outras guardas que já estão em atividade e são modelos para o nosso país, hoje”, acrescentou. 

Os vereadores que se manifestaram na sequência informaram que estão abertos ao diálogo e ao recebimento das propostas elaboradas pela categoria e que, dentro do que prevê o regimento, buscarão ampliar os prazos para que o projeto seja amplamente debatido.

O discurso completo de Osmir Bertazzoni e as manifestações dos vereadores que o sucederam sobre o tema podem ser revistos no vídeo que acompanha esta matéria.  



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Tribuna Popular

Notícias relacionadas