
19 DE OUTUBRO DE 2018
Projeto gráfico desenvolvido por estagiários do Departamento de Comunicação integra nova comemoração do centenário da imigração japonesa em Piracicaba
Exposição integra nova comemoração do centenário da imigração japonesa
A exposição "Olhares Reminiscentes" foi aberta oficialmente no dia 7 de setembro, durante a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba promovida na Câmara, com fotografias e ilustrações de personagens do documentário "Kansha". A partir deste sábado (20), o projeto gráfico poderá ser conferido no Teatro "Erotídes de Campos", no Engenho Central, a partir das 19h30, em mais uma celebração do centenário da imigração, organizada pelo grupo Todos Nós.
São 28 fotografias de Sidney Junior e Thaís Passos, estagiários em fotografia na Câmara, acompanhadas de ilustrações do estagiário em design gráfico Felipe Stevanatto. A proposta é ilustrar o sentimento, a história e o orgulho japonês dos personagens que trouxeram relatos para a produção do documentário.
"As fotos foram feitas em preto e branco, com iluminação natural e artificial, com o foco no olhar e o desfoque ao fundo. Quisemos passar o sentimento de luta", explicou Sidney. A curadoria da exposição é dos repórteres fotográficos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts, em parceria com o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB).
É pedido, porém não obrigatório, que as pessoas levem um quilo de alimento não-perecível, que será doado para instituições beneficentes da cidade. O evento é realizado pelo Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Oji Papéis Especiais.