
09 DE NOVEMBRO DE 2018
A engenheira civil Bruna Cavaletto e a professora Maria Laura Cavaletto trouxeram exercícios para os alunos praticarem os métodos empírico e matemático
Alunos se dividiram em grupos para realizar atividades
Nesta quinta-feira (8), a Escola do Legislativo realizou a oficina Raciocínio Lógico para Concursos Públicos, ministrada pela engenheira civil Bruna Cavaletto e pela professora Maria Laura Cavaletto. A atividade envolveu jogos no método empírico e matemático. O evento ocorreu na sala de aula do andar térreo do prédio anexo da Câmara de Vereadores.
Na primeira etapa da oficina, desenvolvida no período da manhã por Bruna Cavaletto, os participantes exercitaram jogos do método empírico. “É utilizado para textos e não resolve todas as questões. Já no matemático há mais chances de acerto, demora menos tempo e exige mais confiança”, disse a engenheira civil.
O método empírico foi esclarecido por ela como um raciocínio que utiliza mais o senso comum, tem as competências da intuição e a experiência e as respostas podem resultar em erros ou na tentativa de formular desenhos. Os alunos, reunidos em grupos, fizeram exercícios dinâmicos para praticar o raciocínio do método.
A professora Maria Laura Cavaletto explicou o método lógico matemático, que é acompanhado de mais conhecimento, fórmulas, técnicas e teorias, além de ter mais chances de acertos e dar mais confiança a quem o desenvolve.
Ela apresentou a tabela da verdade, composta da preposição (sentença declarativa, expressa de forma afirmativa ou negativa, que pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso e também por símbolos), e conectivos (utiliza para operar as preposições simples, transformando-as em preposições compostas). Ela também abordou conjunção, disjunção inclusiva e exclusiva, condicional e bicondicional.
A vereadora Nancy Thame (PSDB), presente no evento, enalteceu o principal papel da Escola: promover a cidadania. “Pensamos nessa interação com a população para que possa haver posicionamento consciente e se entender como cidadãos”, disse a parlamentar. Ela também ressaltou que desde o ano de 2017 mais de 5 mil pessoas já passaram pela Escola.