PIRACICABA, DOMINGO, 13 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE ABRIL DE 2025

Inscrições abertas para roda de conversa sobre o pós-Abolição


Evento é promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba e acontecerá no dia 16 de maio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Professora Marilda Soares é uma das participantes da roda de conversa

Professora Marilda Soares é uma das participantes da roda de conversa
Foto: Samuca Miazaki (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Criadora da Rotas Afro, Julia Madeira também participa da roda de conversa

Criadora da Rotas Afro, Julia Madeira também participa da roda de conversa
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução

Professora Marilda Soares é uma das participantes da roda de conversa



A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a roda de conversa "Cenários do pós-Abolição e o resgate das memórias afro-brasileiras", que acontecerá de forma presencial no Salão Nobre da Câmara, no dia 16 de maio, das 13h30 às 16h30.

Com duração de 3 horas, a atividade integra o Eixo Temático I – Educação para a Cidadania e tem como foco promover reflexões críticas sobre o Treze de Maio, data que marca a abolição formal da escravatura no Brasil, bem como discutir os efeitos do pós-Abolição, as tradições afrodescendentes, a resistência cultural e a presença histórica da população negra na sociedade piracicabana.

Destinada ao público em geral, o evento contará com a exibição da websérie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afro-brasileiras no interior paulista”, produzida pelo projeto Rotas Afro, além de um bate-papo conduzido por mulheres com forte atuação na valorização da cultura afro-brasileira:

- Julia Madeira: guia de Turismo, produtora cultural e fundadora do Rotas Afro, projeto que atua em Piracicaba, Campinas, Vinhedo, Rio Claro e Sorocaba. É graduada em Produção Cultural e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos.

- Marilda Soares: doutora em História Social, professora, pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Neurociência, e com MBA em Administração Pública. Atua como docente no MBA em Gestão Escolar do Pecege/USP/Esalq.

Além de promover o diálogo sobre a formação cultural e histórico-social do Brasil, a atividade também visa resgatar e valorizar as memórias afro-brasileiras no município e na região, reconhecendo o protagonismo da população negra na construção da identidade local.

A roda de conversa será acessível, com a presença de Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (Libras), e acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, com entrada pela rua Alferes José Caetano, 834, Centro.

As inscrições seguem abertas até o dia 14 de maio e podem ser realizadas pelo site da Câmara Municipal de Piracicaba. As vagas são limitadas.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Institucional

Notícias relacionadas