PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE AGOSTO DE 2018

Nancy prestigia lançamento de biografia do monsenhor Luiz Juliani


Livro foi escrito pelo jornalista Edilson Rodrigues de Morais, que coletou histórias e fatos da vida do monsenhor, que esteve à frente da Paróquia São José por 42 anos.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Nancy Thame (PSDB) prestigiou no último dia 28, no Centro Social de Assistência e Cultura São José, o lançamento do livro biográfico do pároco emérito da Paróquia São José, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, promovido em parceria com o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

"Foi uma linda e justa homenagem. É de grande importância que personalidades como o monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, que faz parte da nossa história, tenham a sua atuação reconhecida e registrada e que possam servir de inspiração para futuras gerações", destacou a parlamentar.

O livro biográfico tem a autoria do jornalista Edilson Rodrigues de Morais, que foi o responsável por transcrever os "causos" e acontecimentos que marcaram a história de vida do monsenhor, que esteve oficialmente à frente da paróquia por 42 anos, entre 1964 e 2006.

A obra conta a trajetória do pároco, que nasceu em Capivari (SP) e chegou a Piracicaba no início dos anos 1950 para trabalhar na Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende.

Nesse período, ele foi o responsável por coordenar a construção do novo seminário da Nova Suíça, construído numa área reservada, na época, para recanto de férias de padres.

Em 1964, o ainda cônego Luiz tornou-se pároco da Paróquia São José, onde fez história com uma vida de trabalho dedicada ao bem-estar material e espiritual dos fiéis da comunidade.

À frente da Paróquia São José por 42 anos, monsenhor Luiz deixou como um de seus principais legados a implantação da novena da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que há 54 anos acontece todas as quartas-feiras na paróquia, às 15h e às 19h30.

Edilson explica que o livro começou a ser escrito há dois anos e meio e foi inteiramente montado a partir das memórias e dos relatos descritos por monsenhor Luiz, hoje com 91 anos de idade.

"Tenho uma relação antiga com monsenhor Luiz, porque fui membro da Pastoral da Juventude nos anos 1980. O livro traz uma leitura simples de um homem que viveu para a igreja e dedicou toda a sua trajetória para fazer o bem e promover a melhoria para o povo das comunidades por onde passou. Até hoje, ele vive para dedicar-se a Deus e ao próximo, sendo um verdadeiro exemplo de bondade", destacou o autor.

Também participaram do evento o prefeito Barjas Negri (PSDB), o ex-prefeito Gabriel Ferrato e o deputado federal Antônio Carlos de Mendes Thame (PV-SP).



Texto:  Assessoria parlamentar


Cultura Nancy Thame

Notícias relacionadas