PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE JULHO DE 2018

Nancy prestigia apresentação de proposta para criação de APA no Tanquã


APA é uma modalidade de unidade de conservação voltada ao uso sustentável.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Presidente das comissões permanentes de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, a vereadora Nancy Thame (PSDB) participou da apresentação da proposta para a criação de uma APA (área de proteção ambiental) na região do Barreiro Rico e do Tanquã. A iniciativa partiu do professor da USP (Universidade de São Paulo) Gerd Sparovek, presidente Fundação Florestal (Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo).

A área apresenta cerca de 44 mil hectares e abrange os municípios de Piracicaba, Botucatu, Santa Maria da Serra, Anhembi, Dois Córregos e São Pedro. A APA é uma modalidade de unidade de conservação voltada ao uso sustentável, de forma que nela é permitido o uso direto dos recursos naturais presentes na área, assegurada a sustentabilidade das atividades produtivas, a exemplo da agricultura.

Tanquã está a 50 quilômetros do Centro de Piracicaba e abriga 180 espécies de aves. Há muitos peixes e aves (como tuiuiú, colhereiro, cabeça-seca, gavião-do-banhado, garças, maçaricos, biguás, biguatingas, caraúna-de-cara-branca, tapicuru-de-cara-pelada, corocoró, martins-pescadores e várias marrecas, incluindo o marrecão, ave que em geral só se reproduz no Sul, mas se fixou no Tanquã).

Nancy afirmou que a criação da APA na região tem como foco a proteção da identidade ecológica regional, caracterizada pela fauna. "Tanquã é um 'paraíso'. É um pedaço do Pantanal e tem uma riqueza imensurável. Garantir a proteção do local é de grande importância para a sustentabilidade do município", salientou a vereadora.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nancy Thame

Notícias relacionadas