PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JANEIRO DE 2018

Nancy participa de reunião para o fomento da agricultura familiar


Objetivo é criar um processo para agrupar produtores ao OCS (Organismo de Controle Social) – Agroecológica Piracicaba e garantir a venda direta de produtos orgânicos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Nancy Thame (PSDB) participou da primeira reunião de instalação do OCS (Organismo de Controle Social) – Agroecológica Piracicaba, órgão cadastrado no Ministério da Agricultura como instrumento da agricultura familiar em venda direta de produtos orgânicos.

O evento foi organizado pelos agricultores do Sítio São Benedito, da Chácara Guaíra e da Horta Urbana “Hortinha São Dimas”, Joel Cardoso de Oliveira, Naomi Torigoi, Thaís Lázaro, Zinga Oliveira, Solange e Marcelo Laurindo. Contou também com a participação da vereadora Nancy e do assessor da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Antônio Celso Bisson, que contribuíram na elaboração do protocolo.

De acordo com Naomi, a proposta foi criar um processo de credibilidade sustentado na participação, comprometimento e transparência para congregar outros produtores ao OCS, no intuito de que eles também certifiquem suas produções.

“No momento, a OCS Agroecológica Piracicaba conta com três unidades produtoras: o Sítio São Benedito, a Chácara Guaíra e a Horta Urbana “Hortinha São Dimas”, autorizadas pelo Ministério da Agricultura a realizar a venda direta da produção de alimentos orgânicos. Nossa proposta é fomentar a participação de outros colaboradores como ONG’s, entidades, grupos e membros da sociedade”, afirma a organizadora.

Nancy salientou a importância da discussão. “Não tenho dúvida de que é um processo importante para Piracicaba, com a certificação da agricultura orgânica e de agricultores familiares que poderão vender diretamente seus produtos, participar de feiras livres, programas em creches e entidades municipais, além de outros eventos”.

De acordo com Joel Cardoso, os objetivos do OCS Agroecológica Piracicaba são cadastrar o agricultor familiar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a venda de produção orgânica direta ao consumidor final, gerar locais de vendas para estes produtos e mercado para a produção agroecológica em fase de transição para a agricultura orgânica.

Estão previstos também cursos e ações para a capacitação dos produtores, atuação junto ao sistema educacional para a divulgação das práticas saudáveis na alimentação e o estimulo de hortas urbanas orgânicas em Piracicaba.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Zona Rural Nancy Thame

Notícias relacionadas