
04 DE SETEMBRO DE 2018
"Vivo em Piracicaba e estou muito feliz com essa evolução. Quero que realmente a inclusão aconteça e possamos sempre estar unidos", expressou Thiago Pereira da Silva.
Pedro, Silva e Thiago Henrique, na tribuna, durante a reunião ordinária desta segunda-feira
Uma semana após as transmissões das reuniões ordinárias pela TV Câmara passarem a contar com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), dois surdos, de forma inédita, ocuparam a tribuna nesta segunda-feira (3), durante a 49ª sessão do ano. Thiago Pereira da Silva, ao lado de Pedro Domingos, expressou estar "muito feliz" com a nova possibilidade aberta pelo Legislativo.
"Sou surdo, casado com uma surda e tenho duas filhas ouvintes. Sabemos o quanto os surdos sofrem com a falta de comunicação e acessibilidade em vários lugares. Vivo em Piracicaba e estou muito feliz com essa evolução. Quero que realmente a inclusão aconteça e possamos sempre estar unidos. Nós discutimos e apoiamos os vereadores e queremos contribuir bastante juntos", disse Silva, por meio de Libras, em fala que foi traduzida para o plenário pelo intérprete Thiago Henrique Laubstein Faria, contratado pela TV Câmara para a função.
Representantes do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), Leandro de Assis Catalini Souza e Letícia Farias Françoso também enalteceram a iniciativa da Câmara e agradeceram o fato de o órgão ter sido consultado anteriormente para orientar o processo de implantação da transmissão por Libras.
"É motivo de muita alegria estarmos aqui. Parabenizamos esta Casa pela inclusão da Libras, porque é algo que há muito tempo vínhamos reivindicando. Sabemos que tudo o que é passado à população tem que ser para todos. Nós votamos pela igualdade e acessibilidade para todos e aqui alcançamos. Agradeço por nos terem procurado para saberem o que achávamos dessa inclusão e darmos nossa opinião. Foi muito legal, só temos a ganhar com isso", disse Leandro.
Letícia usou o exemplo de Silva e Pedro para mostrar o alcance da novidade introduzida pela TV Câmara. "O que parece pouca coisa para muitos, para eles e para a família deles é motivo de grande alegria: poder fazer parte desta Casa de Leis. Que [Silva e Pedro] possam fazer a diferença na cidade; assim como fazem na minha vida, que façam na vida de cada pessoa. Acredito que esta Casa só tem a ganhar: que seja o começo de muitas coisas boas que vêm por aí", afirmou Letícia.
O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), ressaltou que a transmissão das reuniões ordinárias pela TV Câmara com o auxílio de intérprete de Libras foi viabilizada em função do "apoio unânime" dos 23 parlamentares. "Graças a isso, esta Casa anda muito à frente de outras. Agradecemos a todos os vereadores que apoiaram e se empenharam."