
03 DE MAIO DE 2022
Requerimento 330/2022, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), foi aprovado durante a 14ª reunião ordinária da Câmara.
Requerimento é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite de segunda-feira (2), durante a 14ª reunião ordinária, o requerimento 330/2022, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que concede voto de congratulações pelos 71 anos de instalação do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José da Diocese de Piracicaba, popularmente conhecido como “Mosteiro das Carmelitas”.
No texto, parlamentar relata que as primeiras carmelitas chegaram a Piracicaba em abril de 1951 e concretizaram o projeto de Dom Ernesto de Paula, de fundar um Carmelo na então recém-criada Diocese de Piracicaba. Elas foram convidadas pelo então bispo diocesano e provenientes do Carmelo de São Paulo. O Mosteiro do Imaculado Coração de Maria e de São José foi fundado em 11 de abril de 1951.
Em 15 de agosto de 1954, Dom Ernesto benzeu a primeira pedra do novo mosteiro, no bairro São Dimas, para onde as religiosas se mudaram em 17 de abril de 1956.
A vocação das “Carmelitas Descalças” é essencialmente eclesial e apostólica, tendo a clausura como uma disposição requerida pela vida contemplativa que, em sua estrutura, opta por uma contínua busca de Deus, na solidão e no silêncio. As irmãs carmelitas dividem as atividades diárias em oração e trabalho, refeições e momentos de convivência comunitária.
Em Piracicaba, também há a confecção das alfaias para igrejas e produção e comercialização de pães e biscoitos para ajudar nos gastos com a manutenção do mosteiro. Atualmente, a comunidade é dirigida pela Priora, Madre Maria Constantina do Sagrado Coração de Jesus.