PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE MAIO DE 2022

Moção de aplausos saúda 40 anos do Grupo Escoteiro São Mário


Homenagem proposta pelo vereador Pedro Kawai foi aprovada nesta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Homenagem proposta por Pedro Kawai foi aprovada nesta segunda-feira



Fundado em Piracicaba em 7 de abril de 1982, o Grupo Escoteiro São Mário receberá moção de aplausos da Câmara pelos 40 anos de atividades. O clube surgiu no Oratório São Mário, no bairro Areião, pela iniciativa da chefe Dalva Argoud, do extinto Grupo Escoteiro Domingos Sávio, do Colégio Dom Bosco, e com o apoio do padre Adolfo Martini, então diretor do Oratório São Mário.

Autor da moção de aplausos 67/2022, aprovada na 14ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (2), o vereador Pedro Kawai (PSDB) cita que Dalva e padre Adolfo, "preocupados com a juventude, estavam convictos de que o escotismo contribuiria com a proposta de fazer com que os jovens assumissem seu próprio desenvolvimento, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra e o caráter e da prática de atividades em equipe".

Kawai relata que, após a transferência de padre Martini do Oratório São Mário, outro padre, Dilermando, assumiu com Dalva a coordenação do grupo. "Tendo como pano de fundo o Projeto Menores de Rua, passam então a aplicar o método escoteiro com crianças carentes e em situação de risco, recebendo nessa época apoio e suporte da médica Laurisa Cortelazi".

Em 1994, o grupo passou a realizar suas atividades no salão de festas da Igreja Sant'Ana, no Jardim Primavera. Em 1997, mudou novamente de sede, para a Esalq, na Fazenda Areão, onde permaneceu até 2007, quando, graças ao voluntário Lourival Lopes, assumiu uma área na Vila Rezende que estava desocupada.

"O movimento escoteiro é um sistema de educação informal onde a criança ingressa com 6,5 anos e o conclui aos 21 anos, o que lhe possibilita depois iniciar sua contribuição como adulto voluntário, seja escotista, dirigente ou em comissões. É um aprendizado constante, onde os mais velhos ensinam e transmitem os ensinamentos aos mais novos", conta Kawai, que entregará a moção de aplausos ao diretor-presidente do Grupo Escoteiro São Mário, Daniel Ricardo Thomé.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas