09 DE OUTUBRO DE 2023
Vereador André Bandeira entregou homenagem em reunião solene na sexta-feira (6)
Parlamentar enalteceu ações do homenageado em prol de entidades e munícipes
A Câmara Municipal de Piracicaba concedeu Medalha de Mérito Legislativo ao piracicabano Messias Salvador Mastrodi, por iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB). Realizada no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na última sexta-feira (6), a solenidade foi acompanhada pela esposa do homenageado, a pedagoga e coordenadora pedagógica Vera Lúcia Oriani Mastrodi, com quem é casado há 52 anos, além de familiares e amigos.
Messias é vice-presidente há quatro gestões do Conselho da Associação Ilumina. Ele participou de vários projetos filantrópicos e há 12 anos tornou-se ––junto de sua família–– mantenedor da Associação Ilumina, por meio da Escola de Educação Infantil Aquarela, da qual é sócio proprietário.
Durante esse período, a Escola Aquarela organizou espetáculos e festas com a participação das crianças . A arrecadação líquida, que ultrapassou meio milhão de reais, foi integralmente doada para a entidade. O esforço contribuiu para a construção do Hospital Ilumina, inaugurado em maio de 2019.
André Bandeira, ao justificar a Medalha, disse que inicialmente a motivação para a entrega veio do trabalho realizado por Messias na Escola Aquarela. "Na verdade, a homenagem é direcionada especificamente ao senhor, por todo o trabalho e dedicação que tem ao longo de uma vida e por trabalhar pela nossa comunidade. Tanta coisa que fez, faz e continuará fazendo", declarou.
O parlamentar citou ainda o engajamento da Escola Aquarela há vários anos, em colaboração com o seu gabinete, na coleta de lacres de latas de alumínio, destinados para a troca de cadeiras de rodas e direcionadas a entidades locais e munícipes. "Além de todo o trabalho que o senhor desenvolveu, através da Aquarela, para angariar fundos em prol do Lar dos Velhinhos, Lar Betel, Lar Franciscano de Menores, Centro de Reabilitação Piracicabana e a Casa do Bom Menino", completou André Bandeira.
"Não sou o merecedor único desta medalha. Tenho uma família que construí com a minha esposa Vera, e por meio da herança que os meus pais passaram: a honestidade e a honra. Tivemos a sorte que nossos filhos encontraram esposas e maridos que se uniram a nós", disse Messias.
Ele comentou ainda do projeto Cidadania que Cresce, realizado na Escola Aquarela. "A gente faz filantropia pura, de doação às entidades, sem destaque nenhum na mídia", completou, ao apresentar parte das ações recentes.
O homenageado também é sócio proprietário da Mastrodi Engenharia. Cursou técnico em contabilidade no Instituto Educacional Piracicabano, eletrotécnica na Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa e graduou-se na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) em tecnologia em transmissão e distribuição elétrica.
Trabalhou durante 30 anos na Cia Paulista de Força e Luz, onde começou como escriturário e aposentou-se como gerente do setor de operação de rede de distribuição, liderando a região de Piracicaba, Rio das Pedras, Mombuca, Capivari, Charqueada e São Pedro.