
07 DE MARÇO DE 2025
André Bandeira, autor de lei e decreto legislativo sobre o tema, participará de atividades com foco na inclusão e defesa dos direitos das pessoas com epilepsia
André Bandeira (PSDB) é autor da lei ordinária 9.747/2022, que institui o Dia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia e do decreto legislativo 14/2023, que cria na Câmara a “Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Epilepsia”
Março Roxo é o mês dedicado à conscientização sobre a epilepsia, uma doença neurológica comum que ainda enfrenta estigmas e preconceitos. A data foi escolhida em razão do Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia, celebrado em 26 de março.
Em Piracicaba, o vereador André Bandeira (PSDB) é autor da lei ordinária 9.747/2022, que instituiu o Dia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia e do decreto legislativo 14/2023, que criou na Câmara a “Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Epilepsia”.
Como parte das ações do Março Roxo, no dia 22 de março de 2025 acontecerá o evento "Epilepsia - Conhecer para Incluir", no Centro de Formação Educacional Professor Antonio Carlos de Mendes Thame (rua Moraes Barros, 233), com inscrições antecipadas.
O evento trará especialistas renomados para palestrar sobre o tema e, entre os participantes, estão Daniela Bezerra, médica neurologista epileptologista e diretora da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), Daniel Braz, presidente da ABE, e a Dra. Cecília Buck, médica antroposófica, geneticista e pediatra. O vereador André Bandeira também participará do evento, como foco no compromisso com a inclusão e defesa dos direitos das pessoas com epilepsia.
O objetivo do evento é desconstruir estigmas, promover a aceitação e o apoio às pessoas com epilepsia, celebrar os avanços na pesquisa e tratamento da doença e ampliar a conscientização na sociedade. "A epilepsia é uma doença que ainda carrega estigmas sociais que afetam a qualidade de vida das pessoas. É importante reconhecer que a epilepsia é apenas uma parte da vida de quem a vivencia", ressaltou o parlamentar.
Além disso, no dia 31 de março de 2025, haverá suspensão do Expediente da Reunião Ordinária para uma explanação sobre o Março Roxo, conduzida por representantes da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE).