PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE MARÇO DE 2019

Marco Antônio de Moraes receberá título de Piracicabanus Praeclarus


Iniciativa do vereador Jonson de Oliveira (PSDB) foi aprovada nesta quinta-feira (28), na 15ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O instrumentista Marco Antônio Abreu de Moraes, receberá o título de "Piracicabanus Praeclarus", por meio do projeto de decreto legislativo 5/2019, aprovado na 15ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (28), e de autoria do vereador Jonson de Oliveira (PSDB).

O piracicabano Marco Antônio iniciou os estudos musicais no ano de 1979, com o maestro João Romeu Pitolle e o professor Rubens Domingues. Em 1980, estudou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e integrou o Projeto 79 e a Banda Sinfônica de Tatuí, sob a regência de José Coelho de Almeida.

Em 1981, estudou na Escola de Música de Piracicaba e tocou na Orquestra Infanto-juvenil, onde se apresentou pelo interior de São Paulo. Em 1987, atuou como regente da Banda Municipal de Rio das Pedras e foi professor de iniciação musical para crianças.

Já em 1993, Marco Antônio integrou a Orquestra Prof. Benedito Dutra Teixeira e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do Maestro Hélio Manfrinato, além de integrar o Quinteto Lumni, sob a regência do Maestro Hugo Baradel.

Depois disso, trabalhou sete anos na Orquestra Osmar Milani do SBT, onde tocou saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono e clarineta, em todo o interior de São Paulo, capital e por vários estados brasileiros.

Marco Antônio é o idealizador do grupo piracicabano Saxanagem e da Pirajazz Band, do qual é autor de 70% dos arranjos. Fez shows com Os Ostras, Flávia Virgínia, e Chico Batera, em circuitos alternativos da capital. Suas obras musicais encontram-se cadastradas na Universidade de Bloomington – Indiana, no Setor de Desenvolvimento da Música Latina, levadas por Marcos Siqueira Cavalcanti para o mestre David Baker.

Além disso é fundador e saxofonista dos grupos Sopro com Batuque e do Quarteto Piracicabano de Sopro. De 2008 a 2016 lecionou clarineta, todos os saxofones e flauta transversal no Instituto Formar. Atualmente é professor de sax e de clarinete na Empem (Escola de música de Piracicaba).

“É importante salientar que Marco Abreu formou vários músicos, alguns seguiram carreira, outros decidiram deixar a música como um hobby ou uma profissão secundária, mas a música têm muitos benefícios para o Estado. Aprender um instrumento o torna bem sucedido, pois, a música aumenta o QI, o desempenho acadêmico, a inteligência verbal, reduz o stress, a memória e produz vários outros benefícios”, disse o parlamentar, no texto do projeto.



Texto:  Raquel Soares


Legislativo Jonson Oliveira

Notícias relacionadas