27 DE MAIO DE 2024
Homenagem aconteceu na sexta-feira (24), por iniciativa da vereadora Rai de Almeida
Solenidade foi marcada ainda por música ao vivo apresentada pelo homenageado e integrantes do Baque Caipira
O músico, baterista, multi-instrumentista, cantor e compositor Maicon Faquim Araki, o Maikão, recebeu da vereadora Rai de Almeida (PT), em solenidade na sexta-feira (24), o Título de Cidadão Piracicabano. Líder do Grupo Baque Caipira e integrante do Samba de Lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz, o homenageado é natural de Miguelópolis (SP), mas registrado em Ituvera. Ele está radicado em Piracicaba desde os 13 anos.
Ao se pronunciar sobre o homenageado, a vereadora Rai de Almeida relembrou a ocasião em que o conheceu à frente do Baque Caipira, em uma performance na praça José Bonifácio, em 2017. “Quando os tambores tocaram, tive um arrepio dos pés à cabeça. E falei: –– O que significa esse grupo? É energia pura, que traz os nossos ancestrais e os deuses, por meio dos tambores. A partir dali, fiquei uma fã do Baque Caipira e da sua pessoa.”
Maikão, que ocupou a tribuna após receber o título da vereadora, falou do seu encanto pela música, fruto de influência do pai e do irmão, o seu maior incentivador. Ele disse que ainda criança, quando questionado sobre a escolha da profissão almejada como adulto, respondia: “–– Eu quero ser músico!”. Segundo Maikão, foram raras as pessoas que acreditavam na sua crença e no desejo de ser artista.
O primeiro contato com Piracicaba também foi relembrado pelo músico. A sensação foi de frio na barriga, disse ele: “tive a sorte de conviver com pessoas maravilhosas, que fortaleceram em muito esse meu encanto”, declarou, citando as memórias no Colégio Piracicabano, onde estudou, e ainda as pessoas que contribuíram com a sua trajetória. E entoou: “–– Salve, gente forte, tamo nóis?”, seguido de versos aos presentes.
A cantora Thereza Alves definiu Maikão como um ‘filho querido’ e se disse privilegiada em acompanhar a solenidade. “É um tesouro no meio artístico, é aquele que levanta a nossa vontade, que nos arrasta para avenida na época do Carnaval. É aquele que tem talento maravilhoso e que Deus dá a poucos”, declarou.
Integrante do Baque Caipira, Fernanda Ferreira destacou as características de Maikão à frente do grupo, definido por ela como uma família. “Sempre alto-astral, muito sensível, está sempre prestando atenção nos seus batuqueiros e sempre manda energia para a gente. Somos filhos e alunos dele”, disse.
Para Ediana Raetano, coordenadora do Grupo de Samba de Lenço de Piraccaba, Maikão é o responsável pela manutenção na cidade dessa tradição cultural afro-brasileira. “É um representante também de todas as culturas, ele abraçou as culturas piracicabanas em tudo o que faz”, disse.
A homenagem a Maikão aconteceu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, por força do decreto legislativo 3/2024, sido marcada ainda por apresentação do próprio Maikão e de membros do Grupo Baque Caipira.