13 DE AGOSTO DE 2018
Estudantes da escola estadual receberam músicos nesta segunda-feira
Equipe de seis músicos acompanha vereador no desenvolvimento da oficina
“Teremos uma breve aula sobre a importância da música em suas vidas”, começa o vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o maestro Jonson (PSDB). Sua fala é dirigida a uma plateia composta por crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos.
Alunos da Escola Estadual Professor Augusto Saes, no bairro Nova América, eles recebem informações sobre a história dos instrumentos, os estilos musicais pelo mundo e, entre outras coisas, têm a oportunidade de produzir coreografias, dançar e até de soltar a voz.
A atividade, denominada Oficina de Música, integra o projeto Música para Todos, promovido por Jonson há 12 anos, como parte de um outro projeto, o Movendo Cidadania. Desta vez, a equipe de instrumentistas se revezou entre 250 alunos no período da manhã e 320 no período da tarde desta segunda-feira (13).
“Imaginem como seria a vida sem a música?”, provoca Jonson, que completa: “como seria uma festa de aniversário sem a música para animar? A entrada da noiva sem a Marcha Nupcial? Um filme de cinema sem trilha sonora?”, reforça, ao lembrar da máxima: "o ser humano é musical desde o nascimento".
Canções como Marcha Soldado, a música-tema do desenho animado Pica-Pau, a dançante La Bamba e até uma composição clássica de Johann Sebastian Bach são executadas pelos músicos Eliezer Silva, Frank Edson, Rafael Barros, Maxsuel Randerson, Gilberto Campos e Felipe Almeida. Entre uma música e outra, Marciano Gomes de Souza surge com intervenções cômicas.
De forma dinâmica, os instrumentistas apresentam as famílias musicais – sopro, metal, cordas e madeiras. Eles contam um pouco da história e as funções do trompete, tuba, saxofone, violão, teclado, bateria, flauta, banjo, cavaquinho e clarinete.
Para reforçar a presença da música na cultura dos povos, canções célebres de países como Argentina, Itália, Estados Unidos e México são executadas pelos músicos, que também dão dicas de relaxamento e aquecimento vocal. Todas as orientações estão presentes em uma apostila impressa, entregue aos estudantes.
A interatividade da oficina ganha mais força ao final do encontro, quando os alunos formam um grande coro para cantar a música A Paz, versão de Heal the World gravada pela banda Roupa Nova.
“Nunca tive uma aula como esta”, diz Monique Fernanda Brandi Gomes, de 10 anos, aluna do quinto ano. “Estou realmente encantada”, completa a garota, que se apaixonou pela sonoridade da flauta e pela “delicadeza” do instrumento.
Para a diretora da Escola Augusto Saes, Adriana Pavan Fazanaro, além do sorriso no rosto e a satisfação de a unidade ter sido contemplada com a oficina, “fica o desejo de ter um projeto na escola e o gosto de quero mais, pois a gente percebe a motivação dos alunos quando o assunto é música”.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")