17 DE JUNHO DE 2024
Professor, ex-vereador e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Piracicaba, Isaac Jorge Roston Júnior, foi lembrado pela luta por justiça social
Isaac dedicou a homenagem aos amigos, familiares e companheiros de luta
Os anos de luta por uma sociedade justa foram lembrados durante a solenidade para entrega da Medalha de Mérito Legislativo ao professor, ex-vereador e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Piracicaba, Isaac Jorge Roston Júnior. A homenagem, que ocorreu na última quarta-feira (12), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, foi motivada pela vereadora Rai de Almeida (PT), através do Decreto Legislativo nº 9/2024.
Ao discursar sobre o homenageado, Rai de Almeida lembrou que suas histórias se confundem com a fundação do PT na cidade. “O Isaac ajudou a construir o partido na sua juventude, no momento das lutas sindicais, dos movimentos políticos e eclesiais de base, que ansiavam por justiça e combate às desigualdades sociais”, afirmou. “Quantos prejuízos ele teve ao longo da sua trajetória porque abdicou da sua própria vida para dedicar-se à construção de um partido que tinha esse anseio de construir uma sociedade em que não tivéssemos explorados e exploradores. E a luta do Isaac continua até hoje”.
Emocionada, a parlamentar destacou os momentos de luta do amigo e também as características que auxiliaram no trabalho realizado. “Isaac é um companheiro hábil politicamente e nas articulações, conhecedor dos problemas da cidade, das leis, é uma verdadeira biblioteca ambulante”, salientou.
O presidente do PT de Piracicaba, Mário Paixão, que também compôs a mesa de honra da solenidade, falou sobre a honra que sente por militar há muitos anos ao lado do homenageado. “Jovem de tudo, ele se tornou vereador de Piracicaba, com muitos sonhos de transformação, de mudar a sociedade, de construir caminhos por dias melhores. Mais de 40 anos depois, ele continua forte, firme e ainda com desejos de transformação e ainda dedicando a sua vida ao trabalho social e para que o País possa ter dias melhores”, colocou.
Após receber a Medalha de Mérito Legislativo, Isaac afirmou que cada um dos amigos, familiares e companheiros de luta possuem um pedaço da homenagem. Ele ainda agradeceu a Deus e aos familiares pela compreensão em relação às ausências necessárias durante o trabalho de toda a vida. "Aqui é o Reino que nós temos que construir", afirmou, aos destacar sua origem nas pastorais católicas, durante a juventude, que o levaram à participação política.
“Eu tenho orgulho de dizer que cada palavra da Lei Orgânica do Município eu escrevi. Porque eu fui o relator”, disse, aplaudido pelos presentes e falou ainda sobre a motivação que possui até hoje na militância. "A gente tem que ter uma dimensão da política como serviço. A política só tem sentido se a gente se colocar a serviço. Se não for isso, não é política, é jogo de interesses e isso eu não quero para a minha vida", declarou.
Confira, no vídeo, a íntegra da reunião solene.