21 DE AGOSTO DE 2018
Parlamentar comentou sobre denúncias que chegaram a ele
Parlamentar ocupou a tribuna da Câmara na 45ª reunião ordinária
Quatro vereadores de Santa Gertrudes têm trabalhado para denunciar o despejo irregular de esgoto no ribeirão que leva o nome do município. No último dia 8, eles acionaram o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) para conferir os problemas e endossar a causa, já que o parlamentar é o responsável pelo Fórum Permanente em Defesa do rio Corumbataí.
O assunto foi abordado por Longatto nesta segunda-feira (20), quando o parlamentar ocupou a tribuna da Câmara, na 45ª reunião ordinária. Segundo ele, o ribeirão Santa Gertrudes é afluente do ribeirão Claro, o maior afluente da margem esquerda do rio Corumbataí. "Coletamos amostra de água e levamos para ser analisada para tomarmos uma medida. Não tenho dúvida que entrarei com ação civil pública contra a prefeitura", informou.
Longatto também coletou amostras de água em Charqueada, do córrego do Charqueadinha. Além disso, o parlamentar comentou que uma empresa construiu 1.100 imóveis no Altos do São Francisco e está despejando o esgoto in natura no córrego do Itapiru. Tais questões serão levadas para o Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do Ministério Público do Estado de São Paulo.
O parlamentar também foi chamado por moradores do Jardim Taiguara para verificar questões ambientais nas proximidades do rio Corumbataí. "O meio ambiente precisa de socorro, mas também precisa soldado que vá a campo. O soldado que vá à frente do batalhão e não do tenente coronel que fica apenas na parte estratégica."