PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2019

Loja Maçônica Simbólica Perfeita Harmonia será homenageada


Moção de aplausos foi aprovada na noite desta quinta-feira (21), na 13ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura de Ronaldo Moschini foi votada nesta quinta-feira



De autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS), a moção de aplausos 41/2019 foi aprovada na 13º reunião ordinária, nesta quinta-feira (21). Por meio da propositura, o parlamentar irá homenagear a Sociedade Maçônica Loja Simbólica Perfeita Harmonia pelos 30 anos de fundação.

No início do ano de 1989, Moacyr Scarpelli, membro da Loja Eterno Segredo, de São Carlos, soube, em conversa com o amigo maçom Antônio Batocchio, de Piracicaba, que este pertencia a um grupo de irmãos ávidos por se regularizarem em uma potência maçônica e poderem continuar trabalhando maçonicamente.

Este grupo de irmãos, ao qual pertencia Batocchio, era proveniente da loja Dr. Walter Pinto, de Piracicaba, e de obediência da Grande Loja do Estado de São Paulo. Este grupo, desligado daquela loja entre novembro de 1987 e abril de 1988, era composto ainda pelos irmãos Rolando Ruggiero, Clemente Nelson de Moura, Júlio Camargo Ramos e Luiz Alberto Gonçalves Rosa, estes dois últimos ainda companheiros maçons.

Juntou-se ainda a esse grupo o irmão Geraldo Marques, proveniente da loja “Amor e Concórdia”, de Jundiaí, que tinha o mesmo pensamento dos primeiros, ou seja, queria participar da fundação de uma loja, afim de que pudessem imprimir-lhe à pratica da verdadeira filosofia maçônica.

A regularização da nova loja fez aqueles irmãos esperarem quase um ano, porém  foi negada pela Grande Loja. E isto chegou ao conhecimento do irmão Mário José Ruggiero, então venerável mestre da Loja Eterno Segredo.

Após reconhecer a qualidade dos irmãos envolvidos no projeto, chegou a hora do contato entre os grupos de Piracicaba e São Carlos. Em 1° de Abril de 1989, um sábado, às 15h, os irmãos José Moisés D’Anciães, Mário José Ruggiero, Ernesto Giampá Abbt e Ronaldo Goy, de São Carlos, e Geraldo Marques, Antônio Batocchio, Rolando Ruggiero e Clemente Nelson de Moura, de Piracicaba, encontraram-se na praça José Bonifácio e após dirigiram-se até Edifício Racz Center, situado à rua Alfredo Guedes, n° 1949, no 10° andar, sala 1009.

“Exatamente alí foi mostrado aos visitantes a força e a determinação dos irmãos, pois exibiram um pequeno templo, pronto para os trabalhos”, contou o parlamentar.  Estavam também presentes os companheiros maçons Luiz Alberto Gonçalves Rosa e Júlio Camargo Ramos, que completavam o quadro de obreiros.

No dia 7 de abril de 1989, em sessão realizada pela loja Eterno Segredo, no templo de São Carlos, foi fundada a loja simbólica Perfeita Harmonia, de Piracicaba, que depois, ao ser regularizada junto ao Grande Oriente Paulista, recebeu a Carta Constitutiva sob número 132 e teve como seu primeiro venerável mestre, em caráter provisório, o irmão Antônio Batocchio.

Pouco tempo depois, a loja Perfeita Harmonia foi transferida para a rua Viegas Muniz, 487, no São Dimas, em uma casa alugada, de propriedade de Maria Aversa Batocchio, mãe do mestre fundador. Mais tarde, em 23 de março de 2002, a loja construiu sua sede própria, na rua Nossa Senhora de Fátima, 719, no bairro Jardim Pacaembu (ou Nova Paulicéia).

“Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Reconhecemos a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos sejam eles instituições, raças, nações, a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo criador”, concluiu o parlamentar.  



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas