
19 DE MARÇO DE 2025
Homenagem realizada pelo vereador Pedro Kawai destaca o trabalho na Horta do Sr. Tatu, que promove educação ambiental e engajamento da comunidade.
Entrega de titulo de líder comunitário para Marcus Vinicius Rocha Pereira, o Tatu
Na última terça-feira (18), Marcus Vinicius Rocha Pereira, conhecido como Tatu, foi homenageado com o título de líder comunitário, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). Durante a cerimônia, Kawai destacou que a homenagem vai além de um simples reconhecimento; "é, na verdade, um agradecimento pelo trabalho do Tatu em prol da comunidade".
A Horta do Sr. Tatu - Vivenciar para Aprender, idealizada pelo líder comunitário e localizada no bairro Eldorado, não é apenas um espaço para cultivo, mas também um ambiente lúdico e pedagógico que beneficia as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Osvladir Júlio. Os alunos têm a oportunidade de visitar a horta, onde podem brincar, plantar e aprender sobre a importância da preservação ambiental.
Na entrega da homenagem, alunos do maternal e do jardim, com idades entre dois e cinco anos, estiveram presentes para prestar sua homenagem ao idealizador do projeto. Ao lado da horta, a Hortateca, uma biblioteca voltada para crianças e adolescentes, é mantida por Antonio Chapéu e Solange Barreto, oferecendo mais uma dimensão de aprendizado para os jovens da comunidade. Durante o evento, Tom do Cordel fez a leitura do livro "Festa do Macaco Simão".
O vereador Kawai enfatizou a relevância do trabalho de Tatu, afirmando que ele não apenas transforma o presente da comunidade, mas também prepara as crianças para um futuro mais consciente e sustentável. "O Tatu assumiu a área e a transformou em um local de proteção do meio ambiente. Ele faz o trabalho hoje, pensando no futuro", declarou Kawai.
Kawai acrescentou que reconhecer e homenagear líderes como Tatu é fundamental para inspirar mais pessoas a se engajarem em iniciativas semelhantes. Emocionado, Tatu expressou sua gratidão pela homenagem e pelo apoio do vereador. "Fico muito grato por tudo o que o Kawai faz por mim e pelo bairro. Criar esta horta foi o que deu a minha vida de volta após minha aposentadoria. Levo para todos, crianças, jovens e idosos, o dia a dia junto com a natureza. Precisamos cuidar da natureza e não destruí-la", afirmou.
TRAJETÓRIA - De acordo com o projeto de decreto legislativo 71/2024, a horta foi construída em um terreno de cerca de mil metros quadrados, que era utilizado para descarte de lixo e entulho. O local também sofria com queimadas e, eventualmente, era utilizado para consumo de drogas.
Ao se deparar com a situação, Marcos Vinícius, o Tatu, que precisou se aposentar do trabalho de motorista por problemas na visão, resolveu interferir. Com o apoio da vizinhança e amigos, iniciou uma pequena horta com o plantio de folhas, legumes e frutas. Hoje, já produz alface, rúcula, coentro, salsa, pepino, abóbora, mandioca, pimenta, beterraba, tomate, chuchu, maracujá e outros alimentos. A população troca mudas por alimentos.