
05 DE DEZEMBRO DE 2018
Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), na sala de aula da Escola do legislativo no andar térreo da Câmara
Palestra foi ministrada pelo advogado Osmar Ventris
Voltado aos leigos na área de direito, mas que possuem noções básicas no assunto, a palestra Processo Civil e Processo Penal trouxe como foco o inquérito policial, ministrada pelo advogado Osmar Ventris na manhã desta quarta-feira (5), na sala de aula da Escola do Legislativo da Câmara.
Ventris apresentou o inquérito policial, um procedimento administrativo persecutório, informativo, prévio e preparatório da Ação Penal, criado pelo decreto imperial 4.824/1871. Ele também abordou sobre busca, rito, inquisitivo e a ampla defesa.
O advogado explicou como funciona o processo penal e civil por base do juiz, autor e réu. “O juiz recebe uma documentação do autor e será mandado para o réu”, disse Ventris. “Isto se leva o nome de citação, além do autor e o réu sempre alegarem razão”, continuou.
Quando se trata da sentença, Ventris abordou fatores relatório, fundamentação e decisão, que podem não satisfazer uma ou as duas partes. É nesse caso que ambos entrarão com recursos e que passará pelo princípio de duplo grau de jurisdição tribunal, ou seja, a garantia a todos cidadãos à reanálise de seu processo, administrativo ou judicial.
No fim da palestra, o advogado abriu uma roda de conversas para dar exemplos de casos e fazer com que os alunos julgassem e fizessem comentários a respeito.
A vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, estava presente no evento. “O que mais queremos trazer é o diálogo, não apenas o debate. Temos que aprender a conversar. A nossa população é diversa e miscigenada. Se quisermos só um ganho, nós vamos perder na diversidade, e nós devemos ganhar na diversidade”, relatou a parlamentar.
O evento pertence ao ciclo de palestras do projeto Noções de Direitos para Leigos, promovido em parceria com o Instituto Pacto de Convivência.