
23 DE NOVEMBRO DE 2018
Hemonúcleo de Piracicaba estimula doações regulares
Semana do Doador de Sangue encerra neste sábado (24)
“Aceite nossa chamada: Doe sangue” é o slogan da campanha que marca a Semana do Doador de Sangue, iniciada na segunda-feira (19) e que segue até sábado (23), no Hemonúcleo de Piracicaba. Para conhecer de perto a programação da semana, o vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou o local na manhã desta sexta-feira (22), a fim de ajudar na divulgação da campanha.
A assistente social Kelly Cristina Borges, responsável pela captação de doadores, informa que o objetivo da campanha é de agradecer aos doadores de sangue e incentivá-los a adquirir o hábito de doar com regularidade. São cerca de 900 a 1100 doações de sangue por mês, que variam principalmente no inverno e em períodos de férias, quando o número de doações costuma ser menor.
Kawai ressalta a relevância da campanha para a cidade, principalmente para evitar que o Hemonúcleo esteja sempre com seu estoque de sangue no limite. “Nossa preocupação é sempre estar ajudando na divulgação para uma conscientização da população em fazer as doações regularmente, com o objetivo de salvar vidas”, diz Kawai.
Os horários de atendimentos para doações são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Ao chegar no Hemonúcleo, o doador fará um cadastro, onde é necessário um documento oficial com foto, para depois ser encaminhado a uma pré-triagem e uma triagem clínica, no qual será avaliado se estará apto a fazer a doação. Todos os procedimentos são realizados no mesmo dia e será preciso passar pelas triagens novamente nas futuras doações.Os homens podem realizar as doações novamente após um período de 60 dias da última, enquanto as mulheres devem esperar 90 dias para uma próxima doação.
Kelly recomenda algumas instruções básicas para os interessados, como não estar em jejum e evitar comer alimentos gordurosos antes da doação. Também devem ter entre 18 e 69 anos, sendo que a partir de 16 anos é apenas permitido com a autorização dos pais ou responsáveis, e maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez. Pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ficar sem fumar até duas horas antes da doação também estão entre as indicações pré-doação.