
26 DE MARÇO DE 2019
Homenagens pelo Dia Municipal do Leonismo foram entregues aos representantes dos cinco clubes na cidade
Kawai lidera homenagens pelo Dia do Leonismo na Câmara desde o seu primeiro mandato como vereador, em 2013
Presente há 101 anos em mais de 200 países, a organização Lions é reconhecida pela Câmara por meio de uma solenidade a cada ano, em que homenagens são entregues aos integrantes dos cinco clubes da cidade. É o que ocorreu novamente na noite desta terça-feira (26), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a partir de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Casa de Leis, que enalteceu o caráter voluntário e humanístico do clube de serviços e liderou as comemorações do Dia Municipal do Leonismo.
Os homenageados deste ano foram Antônio Carlos Gonçalves Alves, vice-presidente do Lions Clube Piracicaba Cruzeiro do Sul; Danilo Geraldo Leme de Souza, presidente do Lions Clube Piracicaba Campestre; Renata Spoto Angeli, presidente do Lions Clube Piracicaba Leste; Delfim Sergio Freire da Rocha, do Lions Clube Piracicaba Centro; e Antonio Tadeu Furlan, do Lions Clube Piracicaba Independência.
A cerimônia teve a presença do Governador do Distrito LC3, Tiago Chagas de Andrade. Ele elogiou os cinco clubes piracicabanos: “são clubes pujantes, que fazem a diferença na comunidade. Em um ano que começou com tragédias e massacres, o Lions vem para colaborar com o poder público e trabalhar com a promoção da cidadania. Vivemos em um pais maravilhoso e acreditamos no Brasil. Somente assim vamos construir os próximos 100 anos de Lions”, declarou Andrade. Após seu pronunciamento, o governador condecorou o vereador Pedro Kawai com a Medalha da Gratidão.
O vereador Pedro Kawai, ao manifestar sua surpresa com a homenagem, lembrou que Piracicaba é privilegiada por ter cidadãos e entidades que se unem pelo bem comum. “São ‘N’ exemplos, de entidades, associações e clubes de serviços. A prova mais clara e corriqueira é a Festa das Nações, que tem, desde o primeiro momento, a presença do Lions. Não conheço, no Brasil, uma festa de tamanha solidariedade”, disse.
Kawai disse que a ex-vereadora Aparecida Abe foi quem propôs a homenagem aos Lions na Câmara, em 2001. Depois, a solenidade passou a ser organizada pelo ex-vereador Bruno Prata, que solicitou a ele a continuidade das ações na Casa de Leis. “O Lions me dá rumo ético e complementa a educação que recebi dos meus pais. São os valores dos Lions que me ajudam a ser um politico reto, às vezes um tanto austero e nem sempre popular”, completou o vereador, que se tornou um companheiro leão em 2016.
Francisco Aparecido Rahal Farhat, do Lions Clube Cruzeiro do Sul, representou o presidente Elias Nader e leu a mensagem do companheiro ao público: “embora jovem, o Cruzeiro do Sul é um clube que age com muita dedicação e carinho em prol das causas leonísticas. Os cinco clubes da cidade, unidos em um só pensamento, conseguem auxiliar e proporcionar melhorias às comunidades carentes e às entidades que tanto fazem pelos mais necessitados da cidade”, definiu Nader.
Segundo ele, incentivar politicas públicas também é um dos objetivos do Lions, que também apoia as boas organizações governamentais. “A homenagem traz o reconhecimento do Estado para as ações. Quanto mais presente for um clube de serviços, mais presente estará o Estado”, disse, ao lembrar ainda que o vereador Pedro Kawai, desde a primeira legislatura, compreendeu o espírito do clube de serviços e liderou as homenagens no Legislativo piracicabano.
Quem discursou em nome dos homenageados foi Antonio Carlos Gonçalves Alves, o Kaká. Segundo ele, o leonismo é composto por pessoas diferenciadas e privilegiadas, que fazem um serviço desinteressado e ajudam a fomentar o padrão de ética em todas as classes sociais para estabelecer a paz e a boa vontade. “Procuramos sanar problemas críticos da atualidade, como violência, abuso de drogas, saúde e fome, com ações de educação, programas de assistência social, proteção do meio ambiente, entre outros.”